Tamanho do texto

Viajar é a melhor maneira de gastar dinheiro para muitas pessoas, mas é normal que alguns voltem com dívidas e parcelamentos; veja como evitar

Brasil Econômico

Procurar maneiras de conseguir uma renda extra pode ajudar a realizar viagem dos  sonhos
Thomas Baccaro/Divulgação
Procurar maneiras de conseguir uma renda extra pode ajudar a realizar viagem dos sonhos

Uma das melhores formas de gastar dinheiro, para muitas pessoas, é fazendo uma viagem. No entanto, é comum que estas experiências acabem resultando em algumas dívidas e parcelamentos por falta de um planejamento adequado. 

Leia também: Startup cria cartão que converte criptomoedas em Libras na hora da compra

Antes de realizar sua viagem , é essencial organizar as finanças para aproveitar tudo da melhor forma sem se preocupar com dinheiro. Confira as principais dicas para você conseguir juntar dinheiro para suas próximas aventuras:

1) Acabe com as dívidas

Apesar de parecer óbvio, é importante lembrar que eliminar as dívidas é o primeiro passo para quem deseja se organizar financeiramente. Quem não está devendo tem maior facilidade para comprar as passagens aéreas e arcar com outros custos. Grande das pessoas possui alguma pendência e, se esse também é o seu caso, a dica é fazer de tudo par quitar as contas o quanto antes e assumir o controle dos gastos.

2) Trabalhe como freelancer

Caso a maior dificuldade para guardar dinheiro seja a falta dele, procure maneiras de ganhar mais. Fazer trabalhos como freelancer, por exemplo, é uma ótima opções para conseguir uma renda extra no fim do mês. Há também a opção de se cadastrar em aplicativos de economia colaborativa, como é o caso do Uber, e assegurar um dinheiro a mais dirigindo durante suas horas livres. Encontrar uma atividade remunerada no estilo home office também é uma excelente pedida, e existem diversas oportunidades para esse tipo de ocupação.

Leia também: O que acontece se o empregador atrasar o pagamento do 13º salário?

3) Venda o que não usa mais

Colocar à venda objetos e equipamentos que você não precisa mais é uma boa maneira de fazer dinheiro. Desde aquela máquina fotográfica ultrapassada, passando pelo aparelho de videogame encostado, até as roupas que não combinam mais, diferentes itens podem ser vendidos para os amigos ou anunciados na internet.

4) Acabe com os gastos supérfluos

Muitas vezes as pessoas acabam pagando por serviços relativamente caros que são pouco utilizados. Cancelar a TV por assinatura ou o serviço de streaming de música, por exemplo, é uma excelente maneira de economizar e aproveitar melhor o tempo livre. Você pode se dedicar a outras atividades que custam pouco, como ler um livro, ou optar por fazer reuniões em casa com os amigos ao invés de ir para a balada ou para o bar.

5) Faça a própria comida

No dia a dia, é normal que as pessoas façam suas refeições em restaurantes ou lanchonetes. Preparar e levar a própria comida, além de ser mais saudável, é uma excelente opção para deixar de gastar com self-services e fast-foods. Reunir-se com amigos ou fazer um jantar romântico em casa costuma ser mais divertido, confortável e ótimo para evitar um custo extra e desnecessário.

Leia também: Veja quatro ações que você pode fazer para motivar funcionários no fim do ano

6) Tire o dinheiro da conta corrente

A última dica é abrir uma conta poupança ou qualquer outro espaço de confiança para deixar o seu dinheiro bem protegido é fundamental para evitar cair na tentação de gastar suas economias. Lembre-se sempre do quanto tem sido difícil economizar e evite retirar qualquer valor de sua reserva, a não ser que aconteça alguma emergência. Quanto mais você "esquecer" que tem um dinheiro guardado, mais fácil será ter este valor em mãos na hora de programar a viagem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.