Impostos frustam os descontos durante a Black Friday, aponta estudo do IBPT; entenda
shutterstock
Impostos frustam os descontos durante a Black Friday, aponta estudo do IBPT; entenda


A Black Friday, evento promocional que ocorrerá na próxima sexta-feira (24) em todo o País, tem chamado a atenção do consumidor pelos descontos propostos em diversos produtos e serviços. Porém, o brasileiro não deve esquecer que mesmo com todo o corte de preços, os itens mais buscados neste período tem alta concentração tributária.

Leia também: McDonald's oferece refil de batata frita na Black Friday

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontou que os itens com maior procura durante a Black Friday são os eletrônicos e eletrodomésticos, porém a carga tributária dessas categorias está entre as mais altas no País. Por exemplo, um jogo para videogame, tem 72,18% de carga tributária embutido em seu valor ao consumidor.  

Os smartphones, outra categoria de grande procura na data sazonal tem impostos na ordem de 68,76%, segundo o estudo do IBPT.  Outros produtos eletrônicos com alta carga tributária são os televisores, com cerca de, 45% de encargos por produto; o tablete importado, em média 48% de tributos a influenciar o seu valor; e a máquina fotográfica, com 48,21% do valor do item tem destino certo, os cofres públicos.

Você viu?

Mais impostos

O IBPT identificou ainda os impostos sobre os eletrodomésticos , como a máquina de lavar roupas com 42,56% de tributos; o fogão pequeno 41,22%; e a geladeira, com 46,21% de impostos embutidos no preço final ao consumidor.

Leia também: Black Friday: Especialista tira dúvidas sobre a data comercial

Por meio de nota, o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike, mesmo com os descontos a chamar a atenção do consumidor, os mesmo devem estar atentos à tributação dos mesmos.  “Os brasileiros devem ficar atentos ao fazer suas aquisições, uma vez que os itens ofertados já constam os tributos embutidos nos preços dos produtos. Infelizmente não existe Black Friday dos tributos”, alerta Olenike.

Os computadores também tem alta incidência de tributos. Para se ter uma noção, um equipamento com valor acima de R$ 3 mil tem 33,62% de impostos embutidos; os abaixo desse valor a carga tributária chega a 24,30%.

Leia também: Uber encomenda 24 mil carros autônomos para Volvo; entenda

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!