Quedas de energia acontecem com maior frequência no verão e especialista da dica para proteger os equipamentos de escritórios e os residenciais
iStock
Quedas de energia acontecem com maior frequência no verão e especialista da dica para proteger os equipamentos de escritórios e os residenciais


Durante o verão as tempestades causam muitos transtornos e entre eles estão as constantes quedas de energia, que podem queimar equipamentos eletrônicos que estão dentro dos escritórios e nas residências de milhares de brasileiros.  A concessionária que fornece a energia elétrica é obrigada a ressarcir o consumidor quando um equipamento queima devido ao incidente, porém é trabalhoso fazer com que a mesma cumpra essa regra.

Leia também: Consumidor: Veja como aproveitar as renegociações do Feirão Limpa Nome

De novembro a março é o período de maior incidência de chuvas e raios , sendo que o Brasil é considerado líder mundial na incidência dos mesmos, com 50 milhões de descargas por ano, segundo dados disponíveis no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Muitos deles são responsáveis pelas quedas de energia e por estragos em diversos equipamentos.

Para se ter uma noção do tamanho do problema, o levantamento identificou que nos últimos seis anos, o média anual de raios foi de 77,8 milhões.  E para piorar um pouco mais a situação e alertar os consumidores, para este ano e no ano que vem, o Elat estima que a incidência de raios fique na média nas regiões Norte e Centro-oeste, em contrapartida cresça 10% nas regiões Sul e Sudeste do País.

Você viu?

Os raios, além dos estragos ao derrubar árvores e até acidentes mais graves, costumam atingir redes elétricas e até estourar transformadores, causando a queda abrupta de energia. Neste caso o indicado é o uso de geradores e de nobreaks . No caso dos nobreaks, eles são capazes de filtrar a descarga elétrica em um equipamento quando cai a energia , evitando que os mesmo queimem ou acabem danificados.

Leia também: Está endividado? Veja como usar o 13º salário para sair do vermelho

Prevenção

"O aparelho tem ainda a capacidade de "limpar" a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perdas de dados e danos causados a eles", ressalta o diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, Jamil Mouallem.

Ele pode ser usado em diversos equipamentos e na opinião de Mouallem, ao usar um, o consumidor está adquirindo uma espécie de seguro. O executivo explicou que o uso do aparelho é aconselhável em equipamentos cujos sistemas precisem de funcionamento ininterrupto como servidores, computadores, datacenters, equipamentos hospitalares, eletrodomésticos e afins.

"É importante levar em consideração o quão sensível é o equipamento de TI alimentado pelo nobreak e, mais ainda, qual é o custo do mesmo parado ou danificado para a operação ou para o bolso do consumidor. Neste caso, é importante avaliar não somente o bem, mas o custo total de operação a que se está protegendo ", conclui o diretor da TS Shara, ao ressaltar a necessidade de se procurar alternativas para evitar transtornos com as constantes quedas de energia durante o verão.

Leia também: Pesquisa apontou que a venda de passagens rodoviárias teve alta de 6% este ano

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!