Tamanho do texto

Ter um site é indispensável para que uma empresa ou profissional liberal tenha maior visibilidade, mas é importante seguir algumas recomendações

Sites desatualizados e que demoram para carregar costumam afastar os potenciais consumidores
shutterstock
Sites desatualizados e que demoram para carregar costumam afastar os potenciais consumidores

Antes de contratar um serviço ou fazer uma compra, 74% dos consumidores costumam fazer pesquisas online. É indiscutível que os sites são essenciais para que uma empresa ou profissional liberal ganhe mais visibilidade na internet e conquiste um maior número de clientes.

Leia também: Confira 10 direitos relativos aos serviços de telecomunicação

No entanto, não basta apenas criar um site para que os resultados sejam alcançados. Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da criação e gestão da página, tanto para transmitir confiança e credibilidade ao negócio quanto para proporcionar uma boa experiência ao usuário, fazendo com que ele continue em seu site. A Alboom, plataforma de criação de sites , listou os seis principais erros que podem espantar clientes e deu dicas de como solucionar esses problemas. Confira:

1) Site desatualizado

Manter sua página sempre atualizada com informações relevantes de mercado, lançamentos, promoções e, principalmente, últimos trabalhos realizados é muito importante. Um site atualizado transmite mais credibilidade ao negócio, além de impulsionar o posicionamento do site em mecanismos de buscas, como o Google por exemplo.

A Alboom, por exemplo, permite gerenciar o conteúdo sozinho, sem a necessidade de um programador ou designer. As alterações podem ser feitas tanto por desktop quanto pelo celular, o que facilita a atualização.

2) Falta de atenção ao layout

Empresas ou profissionais devem usar o site como seu cartão de visita. Por isso, é importante que o layout passe confiança ao usuário. Tenha o cuidado com a curadoria das informações, como imagens, vídeos e textos. Além disso, tenha em mãos seu logotipo para que a identidade seja desenhada de forma única em seu site.

Leia também: Microsoft pretende usar Inteligência Artificial para descobrir cura do câncer

3) Usar imagens ruins

As imagens exercem papel importante no desenvolvimento de páginas da internet, principalmente para profissionais criativos – como fotógrafos, designers, decoradores e arquitetos, por exemplo. Por isso, é essencial preocupar-se com resolução e dimensão das fotos utilizadas. Na ferramenta da Alboom, é possível colocar hospedagem na nuvem e capacidade para armazenar milhares de fotos e vídeos em alta resolução.

4) Oferecer um navegabilidade ruim

Demorar muito para carregar uma página pode fazer com que o visitante desista do acesso. Cerca de 40% dos internautas abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar, de acordo com pesquisa da Kissmetrics. Por isso, pensar na navegabilidade e na velocidade de carregamento é essencial para manter as pessoas na página.

5) Design não-responsivo

Segundo levantamentos da FGV, o Brasil possui 280 milhões de dispositivos móveis conectáveis à internet. Nas páginas criadas na Alboom, cerca de 70% dos acessos são de navegações mobile. Por isso, ao programar um site, também é necessário pensar na usabilidade da página em todos os dispositivos – desktop, smartphones e tablets. Não ter um site responsivo faz com que a página fique desconfigurada na tela, prejudicando a experiência do usuário e podendo até afastá-lo da sua página.

Leia também: Veja quatro investimentos que podem acabar com o seu futuro

6) Não disponibilizar contatos

Fornecer ao usuário uma forma de entrar em contato com você – para tirar dúvidas, fazer sugestões e, principalmente, adquirir o serviço que você oferece – é essencial. Coloque um formulário de contato e/ou informações como e-mail e telefone, de preferência em uma área de fácil acesso. Se o internauta tiver que procurar muito para adquirir esses dados, eles podem perder o interesse nos sites.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.