Brasil Econômico

Aprenda como economizar combustível  e a cuidar de seu veículo
shutterstock
Aprenda como economizar combustível e a cuidar de seu veículo

A partir das 00h00min da quarta-feira (8), o óleo diesel comercializado nas refinarias da Petrobras ficará 2,5% mais caro, assim como a gasolina, que será reajustada em 0,6%. Vale mencionar que o aumento no combustível havia sido divulgado pela empresa na noite da segunda-feira (6), com alta de 2,3% para a gasolina e de 1,9% para o diesel já para esta terça-feira (7).

Leia também: Consulta ao 6º lote da Restituição do Imposto de Renda será aberta amanhã

Por meio de um comunicado, a Petrobras justificou a alta no combustível , em vigência a partir de hoje, como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”. A depreciação do real frente ao dólar também foi mencionada.

O reajuste no preço da gasolina nas refinarias é o quarto consecutivo feito pela estatal este mês, após começar outubro em queda de 0,2% e aumentar 0,9% no segundo dia e 3,6% no quarto dia do mês. Em relação ao diesel, houve decréscimo de 0,4%, no começo de outubro e três aumentos no período.

Economia

Com os avanços nos valores dos combustíveis, os consumidores devem se manter atentos para não extrapolarem nos gastos. Pensando nisso, o sócio-fundador da rede de franquias de funilarias ChipsAway, João Furlan, separou cinco dicas que podem contribuir para a economia. Confira:

1- Calibre os pneus

Deixar com que os pneus fiquem murchos, além de reduzir suas vidas úteis, ainda contribui no aumento do consumo de gasolina, forçando o sistema de suspensão e direção do veículo.

Assim, é importante conferir a pressão dos mesmos mensalmente. Furlan ressalta que cada automóvel tem uma calibragem ideal, e que por isso, deve ser feita com pneus frios para que todo o procedimento possa ocorrer de forma correta.

Você viu?

2- Não ligue o ar-condicionado no máximo

Principalmente nos dias quentes, utilizar o ar-condicionado é quase automático. Entretanto, é importante saber que o aparelho ligado em potência máxima pode impactar diretamente no consumo de combustíveis.

O recomendado é aproveitar as entradas de ar do automóvel para ventilar, e em trajetos mais longos deixá-lo desligado. Um hábito que ajuda a refrescar dentro do veículo é estacioná-lo em locais arejados, o que também evita o acionamento do aparelho automotivo.

Leia também: Microsoft pretende usar Inteligência Artificial para descobrir cura do câncer

3- Dirija com os vidros fechados

Fechar os vidros do carro enquanto dirige também pode ajudar no consumo, principalmente se o trajeto estiver sendo feito em alta velocidade. Com exceção de passeios rápidos, dirigir com as janelas escancaradas pode elevar a resistência do ar, e por isso, o aconselhável é deixar o carro fechado com o ar-condicionado funcionando em temperatura moderada.

4- Evite carregar peso em excesso

Quando for viajar, procure levar só os itens necessários, como roupas e objetos pessoais. Peso em excesso também pode ocasionar em um consumo indevido de combustíveis. Uma opção viável é realizar as compras de alimento e bebidas já no seu destino final, já que além de ocupar menos espaço, tornará a viagem mais prática.

5 -Leve seu veículo para revisão

Cuide do seu carro. Busque levá-lo para a revisão, seguindo as recomendações do fabricante . Muitas vezes, por falta de ajustes, um detalhe pode estar potencializando o consumo do combustível, além do normal. Um veículo com a manutenção em dia não só auxilia na economia dos recursos como garante a segurança de todos que o utilizam.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Nikon anuncia saída do mercado brasileiro e fim de sua loja virtual

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!