Brasil Econômico

Mesmo com um cenário mais otimista, investidores ainda estão cautelosos para aplicações na Bovespa
iStock
Mesmo com um cenário mais otimista, investidores ainda estão cautelosos para aplicações na Bovespa

Nesta segunda-feira (6), o Índice da Bovespa (Ibovespa) começou a semana operando em alta, após apresentar a queda mais acentuada desde o mês de maio, abaixo dos 74 mil pontos. O cenário encontra-se mais otimista em relação aos riscos, porém os investidores permanecem cautelosos diante do cenário político nacional e dos avanços na agenda de reformas.  

Leia também: Consumidor: Veja como aproveitar as renegociações do Feirão Limpa Nome

Por volta das 12h25, a Bovespa subia 0,24%, aos 74.090 pontos.  As ações ordinárias de nível 1 (ON N1) da Vale faziam parte das altas do pregão, com avanço de 1,61%, assim como a Eletrobras ON N1, que crescia 4,07% e as ações preferenciais (PN) da Petrobras, com mais 0,65%. Em contrapartida, a Embraer ON e a Cielo ON registraram quedas de respectivamente, 1,22% e 0,33%.

Projeções

Também nesta segunda, o Banco Central (BC), divulgou o Boletim Focus, que mostrou o mantimento das projeções dos principais indicadores econômicos brasileiros, pelo mercado financeiro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente a inflação, ficou em 3,08%, com a mesma estimativa da semana passada. Vale mencionar que fazem quatro semanas seguidas que a projeção do IPCA para o ano que vem está em 4,02%.

Você viu?

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu a mesma, com expectativa de crescimento de 0,73% este ano e de 2,5% para 2018. Em relação à taxa básica de juros (Selic), as estimativas foram estáveis, com previsão de que encerre este ano em 7%.

Leia também: Banco Central: mercado mantém projeção da inflação e do PIB para este ano

Vale ressaltar que em outubro o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa de juros de 8,25% para 7,5%. Para o próximo ano a estimativa dos economistas é que a Selic seja de 7%, ficando sem alteração.

Pregão anterior

Na sexta-feira (3), o Ibovespa abriu a cotação operando em alta de 0,32%, aos 74.059 pontos, após cair três vezes consecutivas. A trégua se deu após Jerome Powell ser anunciado como um dos indicados para a presidência do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve. Essa é a primeira vez desde o governo de Jimmy Carter, em 1970, que um presidente americano opta por não confirmar a pessoa nomeada pelo antecessor a um novo mandato.

No mesmo pregão, a Bovespa passou a cair, influenciada pelo cenário político, com menos 0,64%, aos 73.352 pontos. Na semana, o índice acumulou baixa de 2,7%, considerado o pior desempenho semanal desde o mês de maio, quando caiu aproximadamente  8%.

Leia também: Meirelles alega que criação de fundo nas Bermudas é para administrar sua herança

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!