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Foto e listagem de projetos e resultados: veja dicas que potencialização as oportunidades de conquistar o emprego dos sonhos através do LinkedIn

Brasil Econômico

Aprenda a como criar um perfil eficiente e chamar atenção de recrutadores no LinkedIn
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Aprenda a como criar um perfil eficiente e chamar atenção de recrutadores no LinkedIn

Em um passado não tão distante, o currículo de papel era o contato mais eficaz entre candidatos e empresas . Atualmente, a rede LinkedIn ocupou boa parte desse espaço, e tornou-se uma das ferramentas preferidas de comunicação profissional do mundo, uma vez que diversas empresas não consideram mais as versões impressas.

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O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores usuários dessa rede social, com aproximadamente 29 milhões de pessoas cadastradas, perdendo somente para os Estados Unidos e para a Índia. Com isso, para uma boa colocação no mercado de trabalho, é de extrema importância que os trabalhadores desenvolvam a construção de um perfil atraente. Pensando nessa demanda, os sócios da consultoria de RH Vertico Human, Roberta Giuliano e Jonathan Yung listaram nove dicas para ter uma página eficiente no LinkedIn . Confira:

1- Cuidado com a gramática

Escrever corretamente é fundamental, principalmente para se destacar em uma rede cheia de profissionais qualificados. De acordo com os sócios, experiência nenhuma, nem mesmo o curso mais estimado do momento, consegue amenizar erros de português e inglês.

2- Seja verdadeiro

Não minta. Por mais que queira incrementar e tornar o perfil mais interessante, mentir nunca é uma alternativa. Há vagas para diferentes tipos de profissionais, não sendo necessário inventar um currículo que não te pertence.

3- Seja objetivo

Não enrole. Na hora de construir um bom currículo e um bom perfil, preze a objetividade. Ser prático e direto é um diferencial, e de certa forma, o melhor caminho para chamar atenção aos dados que deseja destacar em sua carreira.

4- Cuidado com a foto do perfil

Quando for escolher uma foto para o perfil, dispense imagens na praia tomando aquela cervejinha com os amigos, entre outros exemplos muito informais para o mercado de trabalho. Aposte em fotografias com estilo corporativo ou em seu ambiente de atuação.

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5- Um perfil basta

Para facilitar que empresas e recrutadores te encontrem na rede social, o melhor é sempre optar por apenas um perfil. Assim, além de não precisar administrar diferentes contas, é possível evitar que um desatualizado, por exemplo, acabe sendo consultado no lugar do ativo.

6- Mantenha-o atualizado

Sempre que mudar de trabalho, concluir ou iniciar um curso ou participar de projetos e iniciativas relevantes para a sua carreira, atualize o perfil. Mantê-lo em dia e com informações recentes pode ocasionar em boas oportunidades.

7- Liste seus projetos

Busque listar projetos que você concretizou. Para os recrutadores é interessante ter acesso aos resultados que o dono do perfil alcançou ao longo de sua jornada profissional. Nesse momento, não se preocupe em ser personalista.

8- Seja formal

É preciso estar ciente de que essa rede social pode ser o primeiro contato para aquela sonhada posição e que além de dar informações precisas sobre sua carreira, também criará a primeira impressão do recrutador em relação ao seu perfil e consequentemente, personalidade. Por isso, tenha cuidado com o uso de gírias, com a informalidade excessiva e com o teor das experiências que compartilha.

9- Crie

Não tenha medo de criar. Para mostrar seus conhecimentos, vale apostar na produção de conteúdo, como artigos sobre temas relevantes para o segmento em que atua. Procure se lembrar que um texto bem escrito e rico em informações pode ser um bom cartão de visitas no LinkedIn.

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