Em um passado não tão distante, o currículo de papel era o contato mais eficaz entre candidatos e empresas . Atualmente, a rede LinkedIn ocupou boa parte desse espaço, e tornou-se uma das ferramentas preferidas de comunicação profissional do mundo, uma vez que diversas empresas não consideram mais as versões impressas.
Leia também: Estabelecimentos pet friendly crescem no Brasil e fazem empreendedores lucrar
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores usuários dessa rede social, com aproximadamente 29 milhões de pessoas cadastradas, perdendo somente para os Estados Unidos e para a Índia. Com isso, para uma boa colocação no mercado de trabalho, é de extrema importância que os trabalhadores desenvolvam a construção de um perfil atraente. Pensando nessa demanda, os sócios da consultoria de RH Vertico Human, Roberta Giuliano e Jonathan Yung listaram nove dicas para ter uma página eficiente no LinkedIn . Confira:
1- Cuidado com a gramática
Escrever corretamente é fundamental, principalmente para se destacar em uma rede cheia de profissionais qualificados. De acordo com os sócios, experiência nenhuma, nem mesmo o curso mais estimado do momento, consegue amenizar erros de português e inglês.
2- Seja verdadeiro
Não minta. Por mais que queira incrementar e tornar o perfil mais interessante, mentir nunca é uma alternativa. Há vagas para diferentes tipos de profissionais, não sendo necessário inventar um currículo que não te pertence.
3- Seja objetivo
Não enrole. Na hora de construir um bom currículo e um bom perfil, preze a objetividade. Ser prático e direto é um diferencial, e de certa forma, o melhor caminho para chamar atenção aos dados que deseja destacar em sua carreira.
Você viu?
4- Cuidado com a foto do perfil
Quando for escolher uma foto para o perfil, dispense imagens na praia tomando aquela cervejinha com os amigos, entre outros exemplos muito informais para o mercado de trabalho. Aposte em fotografias com estilo corporativo ou em seu ambiente de atuação.
Leia também: Após balanço financeiro positivo, Apple libera a venda do iPhone X em 55 países
5- Um perfil basta
Para facilitar que empresas e recrutadores te encontrem na rede social, o melhor é sempre optar por apenas um perfil. Assim, além de não precisar administrar diferentes contas, é possível evitar que um desatualizado, por exemplo, acabe sendo consultado no lugar do ativo.
6- Mantenha-o atualizado
Sempre que mudar de trabalho, concluir ou iniciar um curso ou participar de projetos e iniciativas relevantes para a sua carreira, atualize o perfil. Mantê-lo em dia e com informações recentes pode ocasionar em boas oportunidades.
7- Liste seus projetos
Busque listar projetos que você concretizou. Para os recrutadores é interessante ter acesso aos resultados que o dono do perfil alcançou ao longo de sua jornada profissional. Nesse momento, não se preocupe em ser personalista.
8- Seja formal
É preciso estar ciente de que essa rede social pode ser o primeiro contato para aquela sonhada posição e que além de dar informações precisas sobre sua carreira, também criará a primeira impressão do recrutador em relação ao seu perfil e consequentemente, personalidade. Por isso, tenha cuidado com o uso de gírias, com a informalidade excessiva e com o teor das experiências que compartilha.
9- Crie
Não tenha medo de criar. Para mostrar seus conhecimentos, vale apostar na produção de conteúdo, como artigos sobre temas relevantes para o segmento em que atua. Procure se lembrar que um texto bem escrito e rico em informações pode ser um bom cartão de visitas no LinkedIn.
Leia também: Estaria a Amazon desenvolvendo a sua própria moeda criptografada?