Brasil Econômico

FGV mostra crescimento de 2,6 pontos no Índice de Confiança da Indústria em outubro
shutterstock
FGV mostra crescimento de 2,6 pontos no Índice de Confiança da Indústria em outubro

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulgou nesta terça-feira (31) um avanço de 2,6 pontos no Índice de Confiança da Indústria (ICI), em outubro. Com o acréscimo, o índice passou para 95,4 pontos e atingiu o seu maior nível desde abril de 2014, quando marcou 97 pontos.

Leia também: Simulação: dispositivo promete interação entre vivos e mortos; veja como

“Um sinal de que a retomada de crescimento do setor vem ganhando consistência é a expressiva melhora das avaliações sobre a situação presente nos últimos meses. Os indicadores da pesquisa aproximam-se aos poucos de suas médias históricas, à exceção do nível de utilização da capacidade. Este indicador continua muito baixo e com perspectivas incertas, uma vez que o cenário é de recuperação lenta e sujeita aos riscos do ambiente político”, afirmou a coordenadora da sondagem da indústria do Ibre/ FGV , Tabi Thuler Santos.

Recuperação

Em outubro, o crescimento na confiança do setor foi observado em 10 dos 19 segmentos industriais. O Índice de Situação Atual (ISA) foi apontado como o principal contribuinte, ao subir 4,9 pontos, para 95,5 e abranger 14 dos 19 segmentos. Em relação as expectativas, a evolução foi menos intensa, com alta de 0,3 pontos no Índice de Expectativas (IE), que passou para 95,2 pontos e impactou 7 dos 19 segmentos.

A melhora na percepção acerca da situação atual dos negócios foi a principal influência para a alta do ISA e do ICI neste mês.  O indicador alcançou 94,5 pontos, com 7,1 pontos a mais do que setembro – maior alta desde dezembro de 2005, quando cresceu 7,3 pontos. A parcela de empresas que consideram a situação dos negócios como boa aumentou de 10,9% para 14,6%, enquanto as que a consideram fraca recuaram de 29,3% para 21,5%.

O indicador de produção prevista para os três meses seguintes foi destacado como o responsável pela evolução do IE no mês, com mais 2,7 pontos, passando para 96,8 pontos. Houve ainda aumento na proporção de empresas que preveem avanço na produção, indo de 32,8% para 34,6% do total. Já as empresas que estimam diminuição na produção caíram de 20,8% para 17,6%.

Você viu?

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) também apresentou alta de 0,4 ponto percentual na transição de setembro e outubro, ao passar para 74,3%. Entretanto, mesmo com o avanço mensal, o NUCI inicia o quarto trimestre com somente 0,1 ponto percentual acima da média, frente ao trimestre anterior, de 74,2%. 

Leia também: Desemprego recua para 12,4%; melhor resultado no ano, segundo o IBGE

Confiança de serviços

Outro resultado divulgado nesta terça-feira (31) foi o do Índice de Confiança de Serviços (ICS), que cresceu 2,2 pontos, alcançando 87,8 pontos e seu maior nível desde outubro de 2014.

A elevação da confiança se estendeu em 9 das 13 principais atividades avaliadas, sendo a melhora na situação atual e nas expectativas para os meses seguintes os principais impactos para o bom desempenho. O Índice da Situação Atual (ISA-S) subiu 2,3 pontos e o Índice de Expectativas (IE-S), 2,1 pontos. 

A maior contribuição para o crescimento do ISA-S em outubro partiu do indicador que avalia a situação atual dos negócios, com 2,4 pontos a mais. O comportamento do indicador de tendência dos negócios para os seis meses seguintes foi o principal contribuinte para a variação positiva do IE-S, com alta de 4,3 pontos, para 96,2 pontos - maior nível desde abril de 2014.

A melhora significativa dos indicadores da sondagem de serviços no início do último trimestre deste ano refletiu na trajetória de um indicador de desconforto do setor de serviços, que foi criado a partir da soma das proporções de empresas que evidenciaram fatores limitativos à evolução do ambiente de negócios associados a períodos de baixa atividade ou recessão.

A FGV também informou o rompimento da marca de 100 pontos no Indicador de Tendência do Emprego no Setor para os próximos meses, que ficou em 101,3 pontos pela primeira vez em 34 meses. O dado mostra que as empresas que planejam contratações aumentaram no período, indo de 14,5% para 16,5%.

Leia também: Novo salário mínimo é baseado em lei, afirma Meirelles

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!