Ter uma empresa familiar tem as suas vantagens, mas é também neste tipo de negócio que existem os desafios mais complexos, uma vez que questões de ego e assuntos familiares podem ser misturados à gestão da empresa.
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E um dos reflexos dessa problemática pode ser conferida em um estudo que afirma que cerca de 12% dos negócios familiares chegam à terceira geração, enquanto que apenas 1% atinge à quinta. Renato Sá, que é diretor de estratégia e marketing da Tintas MC, separou algumas dicas sobre gestão de uma empresa familiar .
Sá faz parte da segunda geração que atua na companhia, e relata que já passou por diversas situações em que foi essencial deixar de lado a questão familiar para decidir o melhor para a empresa. Confira quais pontos devem ser seguidos de acordo com ele:
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1. Meritocracia
A meritocracia é um dos principais erros cometidos pelas empresas familiares. “Para ocupar um cargo de responsabilidade é preciso capacidade. Desta forma, deve haver uma vaga tanto para uma pessoa de fora quanto para um membro da família”, adverte Sá ao defender que a oportunidade de crescimento de alguém da família na empresa deve vir a partir do mérito e não por ela fazer parte da família.
2. Busque profissionalismo
Sempre há a necessidade de buscar um funcionário fora da família, uma vez que é este o profissional – ou grupo – que vai lidar com o negócio sem emoção e enxergar diferentes resoluções para os problemas.
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3. Saiba separar assuntos familiares
Não misture problemas internos da família com os assuntos da empresa. Sá explica que essa postura pode gerar desconforto no ambiente de trabalho , o que acaba impactando diretamente nos resultados e rendimento do negócio. “Um grande erro é levar os problemas da empresa para a família, mas o maior é levar os problemas familiares para a empresa”, aponta.
4. Estratégia do negócio: seja maior do que o seu ego
Separe totalmente qualquer relação na hora de tomar uma decisão para a sua empresa familiar. Renato Sá diz que pode acontecer de algum primo ou irmão ter uma ideia diferente da sua, o que pode resultar até mesmo em um conflito. Nesses casos, ele conta que o ideal é pensar na melhor opção para a companhia, sem competições.
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