Brasil Econômico

Bovespa  começa a semana com baixa, influenciada por agenda econômica esvaziada
shutterstock
Bovespa começa a semana com baixa, influenciada por agenda econômica esvaziada

O Índice da Bovespa (Ibovespa) iniciou a semana operando em baixa. No pregão desta segunda-feira (23), por volta das 13h30, a bolsa paulista apresentava queda de 1,16%, aos 75.505 pontos, com a atenção dos investidores voltada para a agenda econômica vazia e para o cenário político local.

Leia também: Companhias aéreas são processadas por dados enganosos sobre preços de passagens

As ações ordinárias de nível 1 (ON N1) da Eletrobras estavam entre as altas mais acentuadas, com 2,31%. As ações preferenciais (PN) da Petrobras também estavam entre as máximas do pregão. Em contrapartida, as ações ordinárias da Vale, as preferenciais da Usiminas e as da Braskem impactavam negativamente a Bovespa , com recuos de respectivamente 0,18%, 2,08% e 2,41%.

Mais cedo, por volta das 12h11, o Bradesco e Itaú também registravam decréscimos. As ações ordinárias do Bradesco caíram 0,44% e as preferenciais subiram aproximadamente 0,11%, ao contrário do Itaú ON, que retraiu 0,2% , assim como suas ações PN, que apresentaram recuo de 0,18%.

Você viu?

Impactos

A votação em plenário da Câmara dos Deputados, referente a segunda denuncia contra o presidente Michel Temer e prevista para quarta-feira (25) tem influenciado fortemente no comportamento dos investidores da B3. O mercado acionário aguarda o desfecho desta etapa, além dos próximos passos nas agendas de reformas.

Leia também: Banco Central: Mercado prevê inflação de 3,06% e nova queda da Selic esta semana

Em relação ao cenário internacional, há um otimismo maior, já que permanece favorável e compatível aos investimentos cautelosos e mais contidos dos gestores. No exterior, é importante mencionar o aguardo da decisão de quem será o novo comandante do banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve. Nesta segunda-feira (23), o dólar opera em alta de 0,90% frente ao real, sendo vendido a R$ 3,218.

Últimas cotações             

Na sexta-feira (20), o Ibovespa apresentou resultado positivo, sendo impactado pela aprovação de esboço de orçamento fiscal dos EUA e com a preferência de Jerome Powell para o cargo de diretor do Federal Reserve.  Ao final da cotação, a bolsa paulista estava valorizada em 0,14%, aos 76.390 pontos. Entretanto, na semana, acumulou queda de 0,77%.

Nessa sessão, as ações da Vale foram as mais negociadas e também as que mais subiram. As ações da Petrobras avançaram, porém mais timidamente se comparadas com as da Vale. Na véspera (19), o pregão foi influenciado pelo esboço de orçamento para o ano fiscal de 2018 , pelo Senado dos Estados unidos, com a Bovespa fechando com baixa de 0,4%, aos 76.283 pontos.

Leia também: Receita Federal bloqueia empresas por irregularidades em declarações do Simples

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!