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Diretor da GM na América do Sul, Nelson Silveira destaca importância da inteligência dos dados

O universo da comunicação e das mídias tem experimentado uma profunda transformação nos últimos anos com a globalização e a digitalização do cotidiano. Para o diretor de Comunicação Corporativa e Marca da GM na AMérica do Sul, Nelson Silveira, a internet abriu as portas de um novo mundo e ampliou o acesso à informação de uma forma nunca antes vista. As mídias sociais criaram uma arena global de transparência e acesso a informação sem precedentes.

Confira aqui o conteúdo especial do Brasil Econômico sobre Inovação

Nelson Silveira destaca que, se antes as pessoas eram passivas diante das informações divulgadas pela mídia, apenas receptoras de conteúdo, agora viraram comunicadores em potencial, criando conteúdo e espalhando pelos canais. 

Com isso, houve uma evolução significativa no perfil do consumidor, que deixou de ser passivo e tornou-se ativo no mundo digital. Ele não só passou tomar a iniciativa em buscar informações, mas também a interagir, criar e compartilhar dados sobre os produtos e as marcas. 

Entender esse novo comportamento é chave para a Chevrolet e para todas as marcas que buscam formas eficazes de atingir e impactar seus potenciais consumidores. Afinal de contas, a era digital é a era do consumidor conectado.

Pesquisas recentes mostram que já temos no mercado mais de 25 bilhões de dispositivos conectados na internet, ou seja, temos em média 3 aparelhos conectados por habitante do planeta. São pessoas que estão conectadas o tempo todo, consumindo informações, dados, tomando decisões de compra e influenciando outras pessoas em suas comunidades. 

E isso é só o começo. Em apenas 3 anos, estima-se que teremos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados. E não estamos falando apenas de aparelhos de celular e tablets, aqui entram aparelhos domésticos, smart watches, carros, semáforos e todo tipo de aparelho que esteja conectado e trocando dados com a internet. 

Isso quer dizer que o mundo já está passando por uma transformação profunda e cada vez mais rápida. Com a Internet das Coisas acelerando este processo. Estamos definitivamente na era da 'vida conectada'. Isso representa uma nova revolução. E não se trata apenas de revolução tecnológica, mas também de comportamento. 

A forma como as pessoas se relacionam mudou. A forma como os consumidores se relacionam com as marcas mudou. A forma como tudo isso acontece está mudando. Entender o novo consumidor conectado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio ou marca. 

Esse impacto também já é sentido na indústria automotiva. Hoje, dados da indústria estimam que os carros conectados, como por exemplo toda a linha da Chevrolet conectada com MyLink e OnStar, vão vender 10 vezes mais do que os carros convencionais já em 2020. 

Soma-se a isso o novo cliente conectado que fica uma média de 30 dias por ano dentro do carro. Para ele, ter um carro conectado, que possa te servir como uma extensão da vida, facilita e muito. 

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Mas, como atingir esses consumidores de forma eficiente? Aqui na GM estamos investindo e muito na inteligência dos dados. Isso nos permite entender melhor os interesses desse consumidor conectado, dado fundamental para desenvolver as estratégias de comunicação. Com essas informações em mãos, definimos a produção de conteúdo com alto grau de personalização na entrega das mensagens certas. 

Trouxemos ainda, na Chevrolet, a conectividade total. Entendemos os anseios dos nossos clientes nessa nova realidade e saímos na frente. Lançamos o sistema multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de telemática OnStar, o anjo da guarda do motorista, que conecta o carro com uma central 24h que oferece serviços de Segurança, Emergência, Navegação, Diagnóstico e Concierge. 

As respostas para muitas perguntas ainda estão em aberto, mas nós da GM e da Chevrolet, ao inovarmos na comunicação digital customizada e ao oferecermos a conectividade total em nossa linha, conquistamos a liderança do mercado brasileiro, com Onix se encaminhando para o terceiro ano consecutivo como carro mais vendido do país e da América do Sul. São resultados claros de uma estratégia focada no cliente. 

É incrível olhar para trás ao longo da última década e ver como as redes sociais evoluíram tão rapidamente. E perceber que o poder das mídias sociais estará sempre nas conexões criadas com e entre as pessoas. Aí se abre um mundo de novas possibilidades para as empresas e suas marcas. "E isso tudo está apenas começando", destaca o diretor da GM, Nelson Silveira.

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