Maquininha de cartão: confira sete coisas que o dispositivo faz e você não sabia

Sabia que é possível adquirir ingressos de eventos, como jogos de futebol e shows e imprimir ali na maquininha? Veja outras habilidades do dispositivo

Sabia que uma maquininha de cartão pode fazer muitas coisas além de passar as compras no débito ou crédito? De acordo com o cofundador da Hash lab, empresa de tecnologia para o ecossistema de meios de pagamento, Thiago Arnese, essas funcionalidades, muitas vezes são desconhecidas pela maioria das pessoas.

Leia também: Reforma trabalhista: veja como fica o pagamento de bônus e prêmios

Maquininha de cartão: Cupom de desconto é discretamente validado pelo vendedor no momento de efetuar o pagamento, e o valor então é abatido do total
Foto: shutterstock
Maquininha de cartão: Cupom de desconto é discretamente validado pelo vendedor no momento de efetuar o pagamento, e o valor então é abatido do total

Entretanto, ele relembra que essas facilidades que a maquininha de cartão pode oferecer precisa de um sistema integrador para acontecer, e já existem ferramentas desse tipo no mercado. Confira sete utilidades que você desconhecia das maquinhas listadas pelo especialista:

1.     Usar cupons de desconto

É possível utilizar cupons de desconto como os de empresas de compra coletiva ou referentes a alguma ação promocional diretamente na maquininha. Segundo Arnese, o cupom é discretamente validado pelo vendedor no momento de efetuar o pagamento, e o valor então é abatido do total.

2.     Cashback (dinheiro de volta, em inglês)

O cashback acontece quando o consumidor recebe uma parte do seu dinheiro quando efetua compra em um e-commerce ou loja física. Desta forma, caso a loja ofereça um programa dessa modalidade, os usuários cadastrados terão acesso ao valor após atingir uma quantia mínima estipulada pelo comerciante.

3.     Emitir nota fiscal

Além de a maquininha emitir nota fiscal após as transações, esses documentos podem ser encaminhados diretamente ao e-mail do comprador.

Você viu?

Leia também: Correios: trabalhadores de dois estados aceitam proposta do TST e encerram greve

4.     Comprar e imprimir ingressos

Sabia que é possível adquirir ingressos de eventos, como jogos de futebol, shows e imprimir na maquininha?  Arnese ainda avalia que a ferramenta pode ajudar na eficiência da equipe, uma vez que diminui a quantia de dispositivos necessários para a realização de vendas simples, que podem ser realizadas em sua totalidade por meio da máquina de cartão. Isso garante maior comodidade e agilidade para os consumidores.

5.     Em apenas um click

“Você pode tirar fotos com a maquininha, e usar as imagens para validar documentos – o que ajuda na redução de fraudes, por exemplo – e integrar com outros sistemas”, aponta o especialista.

6.     Cardápio e lista de produtos

Também é possível ter dentro da maquininha todo o seu cardápio ou lista de produtos/serviços. Assim, todo o seu frente de caixa é transformado em um único hardware.

Leia também: Inadimplência do consumidor caiu 2% no acumulado de setembro, diz Boa Vista SCPC

7.     Fazer um pedido via e-commerce

E por fim, a maquininha de cartão pode ser um passo em direção ao omnichannel – centralizar o consumidor e oferecer as mesmas experiências nos ambientes on e offline. “Imagine que você tem um cliente na sua loja e seu estoque acabou. Uma maquininha poderia fazer uma venda direta do seu e-commerce por meio do cartão presencial”, exemplifica Thiago Arnese.