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Imposto de Renda: contribuinte pode consultar o 5º lote da restituição a partir de segunda-feira (9)
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Imposto de Renda: contribuinte pode consultar o 5º lote da restituição a partir de segunda-feira (9)



A partir da próxima segunda-feira (9) os contribuintes terão acesso à consulta do quinto lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2017. Estimativa da Receita Federal é que o lote contemple mais de 2,3 milhões de contribuintes e que seja ressarcido aos mesmos R$ 2,8 bilhões.

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A restituição do Imposto de Renda será creditada na conta dos contribuintes a partir do dia 16 deste mês. Foi informado ainda que este lote contempla a restituição residual dos exercícios de 2008 a 2016 totalizando mais de 2,4 milhões de contribuintes , no valor de R$ 3 bilhões.

Desse total, R$ 99,289 milhões referem-se aos contribuintes com prioridade no recebimento: 22.351 idosos e 2.849 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave.

Como consultar

Quem ainda não recebeu a restituição do IR 2017 e acredita estar entre os contribuintes deste quinto lote, para verificar a informação deve acessar os ite da Receita Federal, por meio deste link. Caso encontre dificuldade, a consulta ao lote pode ser feita por meio do Receitafone, no número 146.

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Durante a consulta à página da Receita, serviço e-CAC, o contribuinte tem acesso ao extrato da declaração do IR de 2017 e poderá verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento da Receita Federal. Dados divergentes fazem com que o contribuinte caia na malha fina.  

Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphone, iniciativa essa criada para facilitar a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF do contribuinte.

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Os contribuintes que não têm ou não informaram uma conta bancária para o ressarcimento do valor tem um ano para fazer o resgate do mesmo. Caso ele não consiga fazer dentro do prazo estipulado, ele terá que fazer um requerimento, por meio da internet, sendo ele o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição , ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor da restituição do Imposto de Renda não seja creditado na conta identificada na declaração do IR, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

*Com informações da Agência Brasil 

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