Brasil Econômico

A Ikea não está contente em apenas ajudar as pessoas projetando suas cozinhas – a varejista escandinava tem considerado outras formas de ajudar os clientes, desta vez com o cultivo de alimentos através do Lokal, um protótipo de fazenda vertical capaz de produzir vegetais e ervas dentro de casa.

Leia também: Tradicional loja de brinquedos Toys "R" Us entra com pedido de falência

Modelo de fazenda vertical democratiza o cultivo domiciliar
Divulgação/Space10
Modelo de fazenda vertical democratiza o cultivo domiciliar

Desenvolvido pelo laboratório de inovação Space10 da Ikea, Lokal é baseado em um sistema de cultivo hidropônico que usa luz de LED para produzir o suficiente para bandejas empilháveis. Os designers do sistema de fazenda vertical afirmam que o rendimento no Lokal é cerca de três vezes mais rápido em relação a um cultivo tradicional, usando 90% menos de água no processo.

O time do projeto atualmente está testado um método de integração de sensores nas bandejas do sistema, o que permitiria que os agricultores locais verificassem o status de sua safra (crescimento, por exemplo) por meio de seus smartphones no aplicativo Google Home . A ideia de usar o aprendizado da máquina para analisar dados coletados pela comunidade de produtores Lokal está sendo considerada.

Você viu?

Leia também: Face ID: Apple lança novos detalhes sobre reconhecimento facial; confira

Crescendo

Ikea tem ainda de decidir se vai ou não vender as produções do Lokal em estabelecimentos comerciais. De acordo com o diretor dos serviços de comida da Ikea, Michael La Cour, o projeto está em estágio inicial e precisa de mais desenvolvimento antes de estar pronto para o varejo.

Contudo, se o Lokal estiver perto ou não de você, o modelo de fazenda vertical está claramente em ascensão. Esse novo método pode ser incrivelmente eficiente e tem sido empregado para o ambiente de varejo, com o objetivo de oferecer aos clientes acesso aos produtos mais frescos possíveis. Isso também é um potencial para ajudar a resolver a crescente crise de falta de alimentos à medida que a população mundial continua se elevando.

Muitas pessoas gostam de ser autossuficientes no que for possível quando se trata de alimentação, mas não é todo mundo que tem espaço para um jardim tradicional de cultivo ou acesso parcial. O modelo de fazenda vertical democratiza o cultivo domiciliar, por isso, se uma grande empresa como a Ikea pode desenvolver um kit direto para ajudar os futuros agricultores a começar, tem o potencial de ser um sucesso.

Leia também: Ciências: Sabia que você pode contribuir com a área em casa?

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!