Promover a comunicação interna é essencial para estimular o networking nos escritórios compartilhados
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Promover a comunicação interna é essencial para estimular o networking nos escritórios compartilhados

O coworking é amplamente reconhecido como um ambiente propício ao networking. Contando com profissionais de diversos setores e de variados perfis, essa característica é um grande atrativo para quem adere a um escritório compartilhado.

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Apesar de o modelo já ser naturalmente adequado para estimular o networking , é sempre uma boa ideia incentivar a sociabilidade entre os frequentadores do espaço, por meio de medidas simples e efetivas que podem ser tomadas pela administração do coworking.

"A integração e a comunicação ampliam o conhecimento e trazem benefícios financeiros e profissionais aos clientes do coworking", diz Bruna Lofego, CEO e fundadora da CWK Coworking. A especialista listou cinco sugestões para estimular a rede de contatos. Confira:

1) Apresente os novatos

Sempre que um novo frequentador chega ao espaço de coworking, independentemente do perfil do escritório, é indicado apresentá-lo a quem já estava lá. "Basta fazer as apresentações que as pessoas já se sentem um pouco mais à vontade para continuar a interação, perguntando sobre temas específicos, trocando ideias e, quem sabe, descobrindo habilidades e interesses em comum", explica.

2) Tente a rotatividade

Para que todos conheçam as diferentes áreas e atividades, algumas empresas adotaram a cultura de rotação de funcionários. Bruna acredita que a estratégia conhecida como "job rotation" possa ser facilmente adaptada aos coworkings.

"Mesmo quando não existe um local de trabalho fixo, as pessoas tendem a se sentar sempre nos mesmo lugares, entrar e sair nos mesmos horários, etc. Tente romper com essa rotina. Uma forma simples de fazer isso é estipular a regra de que não se pode utilizar duas vezes seguidas uma mesma estação de trabalho. Isso forçará os frequentadores a explorar melhor o espaço compartilhado, interagindo com pessoas diferentes a cada visita", explica.

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3) Comunicação interna

É possível incentivar a comunicação entre as pessoas de diferentes maneiras, como grupos no WhatsApp e o bom e velho mural de recados. "Eu já vi muita interação entre clientes começar por meio de uma página do Facebook", exemplifica Bruna. "Mesmo as pessoas tímidas se sentem mais à vontade no ambiente virtual. O importante é criar vários canais para os frequentadores se comunicarem", diz.

4) Pense no lazer

Imagine aquela série de TV que tem milhares de fãs aficionados em todo o mundo. Que tal propor uma exibição no seu espaço de coworking na noite de estreia? Prepare a pipoca e transforme o escritório em uma sala de cinema.

"Esta é uma maneira simples e barata de reunir o pessoal fora do cotidiano de trabalho, e mostrar que eles têm interesses em comum, sobre os quais podem papear. Se não for uma série, pode ser um filme ou documentário, por exemplo", recomenda a especialista.

5) Promova eventos

Organizar eventos é uma boa opção para aumentar a rede de contatos. Há diversos tópicos relacionados a crescimento profissional, habilidades específicas e mercado de trabalho que podem ser temas de palestras que interessarão a muitas pessoas que atuam em coworking.

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"O segredo é oferecer palestras gratuitas, que abordem assuntos relevantes para o público-alvo dos coworkings, como autônomos e profissionais liberais. É bom organizar os eventos com uma periodicidade definida, como uma vez por semana ou a cada 15 dias, sempre no mesmo dia da semana. Assim os clientes já saberão que em determinado dia haverá uma palestra", comenta Bruna sobre o networking em escritórios compartilhados .

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