As séries produzidas pela Netflix têm feito um grande sucesso e por consequência, geram um retorno financeiro considerável ao serviço de streaming. Um dos grandes cases que chamou a atenção foi a da série Stranger Things, que até ganhou um bar temático temporário todo pensado nos personagens e nomes das locações da série chamado The Upside Down.
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Entretanto, um pequeno detalhe desse fato é que os empreendedores que criaram esse bar temporário em Chicago não pediram autorização da Netflix para usar a marca e o contexto da série, logo, causaram certo desconforto com a equipe jurídica da empresa de streaming.
Entretanto, ao invés de entrar em uma disputa judicial para cobrança de royalties , direito autoral pelo uso do conteúdo, a provedora global de filmes e séries de televisão pela internet usou de uma estratégia inusitada. Enviou uma carta aos dois empresários de Chicago, carta essa que foi contextualizada com personagens e situações da série Stranger Things . Ao invés de pedir para os empreendedores encerrarem as atividades, a provedora de conteúdo solicitou que o bar fique apenas de forma temporária, assim como foi idealizado pelos empresários.
Marketing?
O conteúdo jurídico mais pareceu uma estratégia de marketing e está repercutindo de forma positiva tanto para a empresa de streaming , quanto para o bar The Upside Down , uma vez que o espaço temporário – com previsão de estar aberto ao público até 30 de setembro – está sempre lotado de consumidores que são fãs da série. As principais mídias de Chicago, como a NBC, publicaram na integra a carta enviada aos empresários; veja:
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“Danny e Doug, nosso walkie-talkie está estragado então precisamos enviar essa nota no lugar. Soubemos que vocês lançaram um bar pop-up de Stranger Things no seu estabelecimento na Logan Square.
Olha, não queremos que pensem que somos estraga-prazeres, e adoramos o tanto que vocês curtem a série (espere só até ver a 2ª temporada!). Mas a não ser que eu esteja no Mundo Invertido, não nos recordamos de termos feito um acordo com vocês para a abertura desse bar. Vocês obviamente são do tipo criativo, então temos certeza que vocês entendem o quanto é importante para nós termos o controle sobre como nossos fãs encontram os mundos que nós construímos.
Não vamos dar uma de total Dr. Brenner para cima de vocês, mas pedimos que vocês, por favor: (1) não estendam o período do bar além das seis semanas planejadas terminando em setembro, e (2) contatem a gente para solicitar a devida permissão se planejarem fazer algo do tipo de novo. Por favor, informem a nossa equipe se é possível concordar com esses pedidos.
Amamos nossos fãs mais que tudo, mas vocês deveriam saber que o Demogorgon nem sempre é tão complacente assim. Então, por favor, não nos faça ter que ligar para as suas mães”.
Assim, de forma divertida a Netflix informou aos empresários que direito autoral deve ser respeitado. O que acharam da atitude da empresa?
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