É importante trabalhar a psicologia na maior parte das estratégias de marketing. Afinal, as decisões do consumidor são tomadas, em um primeiro momento, no inconsciente. Esse processo, dependendo da complexidade da decisão, pode demandar bastante energia do cérebro.
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Pensando em evitar a fadiga mental, adotamos algumas diretrizes, os chamados gatilhos mentais. Quando aplicados da maneira correta, são capazes de ajudar no engajamento do consumidor , motivando-os a agir. Em outras palavras, podem atuar como incentivadores em uma decisão de compra.
Bruno Gianelli, sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce, listou os principais mecanismos utilizados em marketing que podem ser úteis ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira:
1) Segurança
Quando você oferece um produto ou serviço, é fundamental estar confiante e seguro em relação àquilo que está vendendo. Esse gatilho diz respeito tanto à segurança transmitida pela sua loja quanto à sensação que o produto causa nos consumidores. Você pode aplicar este conceito utilizando frases como "resultados em uma semana ou devolvemos o seu dinheiro", por exemplo.
2) Reciprocidade
O ser humano tem uma tendência natural a querer retribuir algo que lhe agrega valor de alguma forma. Portanto, se você pratica algum gesto que seu cliente entenda ser de coração, ele se sentirá grato e retribuirá de alguma forma, seja compartilhando uma publicação, seja cadastrando o e-mail na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos. Ofereça amostras grátis e brindes.
3) Escassez
Lembra da velha história de que "é preciso perder para dar valor"? Essa lógica funciona para os negócios. As pessoas tendem a valorizar aquilo que é escasso, pois o inconsciente costuma associar que quanto mais difícil for para adquirir um produto, mais raro e valioso ele é. Para aplicar, use algo como "apenas uma unidade restante em estoque" ou "vagas limitadas".
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4) Urgência
Similar ao conceito de escassez, mas relacionado ao fator temporal. O produto ou serviço oferecidos possuem prazo limite para aquisição. É agora ou nunca. Depois desse período, os consumidores perdem a oportunidade de obter o item ou de aproveitar um desconto, por exemplo. É um gatilho muito efetivo, pois diante dessa situação, tendemos a agir o mais rápido possível. Ele pode ser aplicado por meio de frases como "só neste fim de semana" e "última chance".
5) Prova Social
Nosso inconsciente tende a seguir a maioria, pois pertencemos a uma sociedade. Seres humanos sentem necessidade de pertencer a grupos que os identifiquem como indivíduos, dessa forma, a Prova Social é um gatilho poderoso. Para ativá-lo, use depoimentos de clientes satisfeitos e pesquisas de satisfaçãom além da quantidade de unidades vendidas.
6) Razão
Apesar de as decisões serem tomadas primeiramente no inconsciente, a mente tende a procurar por razões que justifiquem as ações. Quando encontramos essas motivações, acreditamos estar fazendo o certo. Portanto, apresente os motivos pelos quais deveriam comprar seu produto ou serviço.
7) Antecipação
O gatilho de antecipação tem um efeito similar a quando assistimos um trailer empolgante de um filme que será lançado em breve e faz bater uma ansiedade pela estreia. Ele diz respeito às expectativas em relação a algo que está por vir e, portanto, é muito poderoso, uma vez que o futuro é algo incerto e o ser humano se sente confortável quando as perspectivas são positivas.
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Estimular a novidade, antecipando informações sobre um lançamento é mais um modo de conquistar a atenção do consumidor. Para aplicar, planeje a apresentação do produto e comece a fazer publicidade, estimulando a curiosidade do público sobre o que está por vir.