Brasil Econômico

Brasil Econômico

O iOS 11 chega em questão de semanas e uma mudança há muito tempo prevista chegará com ele: a Apple não suportará mais aplicativos de 32 bits.

Leia também: Facebook vai inagurar escola de inovação e empreendedorismo em São Paulo

undefined
shutterstock
Sensor Tower estimou em março, que existe cerca de 2,4 milhões de plataformas na loja da Apple

Desde que a Apple introduziu um processador de 64 bits no iPhone 5S em 2013 e começou a enviar avisos para que os usuários atualizassem seus aplicativos, surgiram os rumores que duraram até agora.

Mas em janeiro deste ano, usuários começaram a receber avisos informando que os aplicativos de 32 bits não funcionariam nos iPhones quando o iOS 11 se tornasse disponível. Em junho, o blog estadunidense, Gizmodo, noticiou que aplicativos de 32 bits teriam desaparecido da App Store, mas eles continuaram disponíveis para download, caso o usuário tivesse acesso ao link direto.

O iPhone 5S foi lançado há aproximadamente cinco anos, e a maioria dos aplicativos conhecidos são compatíveis com os processadores de 64 bits. Mas o que essa mudança significa na prática?

Bom, aproximadamente 200 mil aplicativos deixarão de ser suportados em setembro.

De acordo com o cofundador do aplicativo Sensor Tower, Oliver Yeh, existem 187 mil aplicativos de 32 bits na Apple Store, o que equivale a aproximadamente 8% do total de apps  disponíveis para iPhone. A Sensor Tower estimou em março, que existe cerca de 2,4 milhões de plataformas na loja da App Store.  

undefined
Reprodução/Futurism
Rumores começaram quando a Apple introduziu um processador de 64 bits no iPhone 5S em 2013


Enquanto é impossível fazer uma lista completa de todos os aplicativos que não serão suportados, tanto a Sensor Tower quanto a Business Insider observaram um punhado de aplicativos que parecem ser de 32 bits:

1.     YouTube Capture: um gravador de vídeo que chegou a 200 mil downloads no último ano, de acordo com a Sensor Tower

2.     iSpadez: jogo de cartas

3.     Neo Nectaris: jogo de estratégia militar

4.     Infinity Blase: jogo de luta

Leia também: Bitcoin: Vietnã deve reconhecer legalmente  moeda criptografada até 2019

32 Bits

Segundo a Sensor Tower, a maioria dos aplicativos de 32 bits são jogos – 38.619, em específico. Em seguida no ranking, vieram os de educação, entretenimento e estilo de vida.

Mas se algum dos seus apps favoritos é apenas compatível com 32 bits, fique sabendo que eles não vão desaparecer assim que o iOS 11 se tornar disponível. De acordo com a companhia, os aplicativos provavelmente irão permanecer na App Store e continuarão funcionando enquanto o dispositivo não for atualizado para o novo sistema operacional. Eventualmente, porém, a Apple eliminará os apps de uma vez.

Com sorte, há uma forma fácil de checar se o seu dispositivo tem 32 bits: Vá em configurações, abra “Geral”, toque em “Sobre” e, em seguida clique em “Aplicativos”. Essa ação deve mostrar quais dos seus apps são de 32 bits – se você não possui aplicativos de 32 bits, nada acontecerá.

A Apple não comentou sobre as próximas mudanças.

Leia também: Impressora 3D cria casa de 37 m² em apenas 24 horas; veja

*Com tradução de futurism.com

    Leia tudo sobre: Inovação

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários