Brasil Econômico

O iOS 11 chega em questão de semanas e uma mudança há muito tempo prevista chegará com ele: a Apple não suportará mais aplicativos de 32 bits.

Leia também: Facebook vai inagurar escola de inovação e empreendedorismo em São Paulo

Sensor Tower estimou em março, que existe cerca de 2,4 milhões de plataformas na loja da Apple
shutterstock
Sensor Tower estimou em março, que existe cerca de 2,4 milhões de plataformas na loja da Apple

Desde que a Apple introduziu um processador de 64 bits no iPhone 5S em 2013 e começou a enviar avisos para que os usuários atualizassem seus aplicativos, surgiram os rumores que duraram até agora.

Mas em janeiro deste ano, usuários começaram a receber avisos informando que os aplicativos de 32 bits não funcionariam nos iPhones quando o iOS 11 se tornasse disponível. Em junho, o blog estadunidense, Gizmodo, noticiou que aplicativos de 32 bits teriam desaparecido da App Store, mas eles continuaram disponíveis para download, caso o usuário tivesse acesso ao link direto.

O iPhone 5S foi lançado há aproximadamente cinco anos, e a maioria dos aplicativos conhecidos são compatíveis com os processadores de 64 bits. Mas o que essa mudança significa na prática?

Bom, aproximadamente 200 mil aplicativos deixarão de ser suportados em setembro.

De acordo com o cofundador do aplicativo Sensor Tower, Oliver Yeh, existem 187 mil aplicativos de 32 bits na Apple Store, o que equivale a aproximadamente 8% do total de apps  disponíveis para iPhone. A Sensor Tower estimou em março, que existe cerca de 2,4 milhões de plataformas na loja da App Store.  

Rumores começaram quando a Apple introduziu um processador de 64 bits no iPhone 5S em 2013
Reprodução/Futurism
Rumores começaram quando a Apple introduziu um processador de 64 bits no iPhone 5S em 2013


Enquanto é impossível fazer uma lista completa de todos os aplicativos que não serão suportados, tanto a Sensor Tower quanto a Business Insider observaram um punhado de aplicativos que parecem ser de 32 bits:

Você viu?

1.     YouTube Capture: um gravador de vídeo que chegou a 200 mil downloads no último ano, de acordo com a Sensor Tower

2.     iSpadez: jogo de cartas

3.     Neo Nectaris: jogo de estratégia militar

4.     Infinity Blase: jogo de luta

Leia também: Bitcoin: Vietnã deve reconhecer legalmente  moeda criptografada até 2019

32 Bits

Segundo a Sensor Tower, a maioria dos aplicativos de 32 bits são jogos – 38.619, em específico. Em seguida no ranking, vieram os de educação, entretenimento e estilo de vida.

Mas se algum dos seus apps favoritos é apenas compatível com 32 bits, fique sabendo que eles não vão desaparecer assim que o iOS 11 se tornar disponível. De acordo com a companhia, os aplicativos provavelmente irão permanecer na App Store e continuarão funcionando enquanto o dispositivo não for atualizado para o novo sistema operacional. Eventualmente, porém, a Apple eliminará os apps de uma vez.

Com sorte, há uma forma fácil de checar se o seu dispositivo tem 32 bits: Vá em configurações, abra “Geral”, toque em “Sobre” e, em seguida clique em “Aplicativos”. Essa ação deve mostrar quais dos seus apps são de 32 bits – se você não possui aplicativos de 32 bits, nada acontecerá.

A Apple não comentou sobre as próximas mudanças.

Leia também: Impressora 3D cria casa de 37 m² em apenas 24 horas; veja

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!