No disputado mercado e-commerce, os erros podem irritar os clientes, que não vão mais querer comprar de você
iStock
No disputado mercado e-commerce, os erros podem irritar os clientes, que não vão mais querer comprar de você

Com uma página bonita, um e-commerce pode até conseguir atrair visitantes, mas não com apelo suficiente para converter as visitas em compras. De acordo com a Yaman Tecnologia, consultoria em qualidade de aplicações, é preciso um cuidado maior com o site para atingir bons resultados.

Leia também: Vietnã deve reconhecer legalmente o bitcoin até 2019

Pensando nisso, Luis Fernando Cerri, fundador da consultoria, criou uma lista os quatro erros mais comuns em transações online. Conheça cada um deles e saiba como evitá-los para deixar seu e-commerce mais bem preparada para os consumidores:

1) Lentidão

Um site lento, obviamente, irrita quem está procurando algum produto para comprar. Muitas páginas ainda não se atentaram para esse aspecto crucial da navegação online. Código mal escrito e estrutura mal configurada são dois dos fatores que mais contribuem para a lentidão de uma página. “Estimamos que 40% das pessoas abandonam o site quando o tempo de resposta é maior que três segundos. É um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença”, comenta Cerri. Para contornar o problema, é necessário fazer uma avaliação, identificar os gargalos de configuração e as rotinas mais lentas para reescrevê-las.

Você viu?

Leia também: É um novo gestor? veja cinco corretoras listadas na Bovespa e comece a investir

2) Indisponibilidade do site

Quando a capacidade do servidor não é capaz de atender o volume de interessados simultâneos, ocorre a indisponibilidade – que incomoda muito os consumidores. “Esse tipo de erro é muito comum em compras de ingressos para shows internacionais, mas também acontece em menor escala ao realizar promoções ou ações que gerem muitas visitas, por exemplo”, afirma o especialista da Yaman. Planejamento e testes estruturais que simulam um alto tráfego, além de medidas de gestão eficiente, são fundamentais para dimensionar a infraestrutura e evitar falhas.

3) Falhas de segurança

Em compras feitas pela internet, ainda existe uma grande preocupação com o vazamento de dados pessoais e fraudes . “Esse tipo de golpe pode ser evitado com validações automatizadas das aplicações para identificar toda e qualquer vulnerabilidade ali presente”, explica Cerri. “Em plena Era da Transformação Digital, a sua plataforma virtual é a vitrine da empresa para o mundo. Quando ela possui bugs, está lenta ou indisponível, é a marca que está exposta", copmpleta.

Leia também: Veja seis dicas para o profissional que está em seu primeiro emprego

4) Erros de processamento

É muito desagradável para o cliente escolher um produto e ver preços ou especificações diferentes ao ser direcionado para a página de finalização da compra. Isso geralmente ocorre quando o sistema do e-commerce não foi adequadamente testado. O problema, portanto, pode ser corrigido com a inserção de um processo de testes e qualidade. “E este é só um dos milhares de exemplos contemplados nessa categoria”, finaliza o fundador da consultoria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!