O primeiro passo para transformar um trabalho ruim em algo bom é ser grato pelos pontos positivos do emprego
shutterstock
O primeiro passo para transformar um trabalho ruim em algo bom é ser grato pelos pontos positivos do emprego

O desemprego segue batendo recordes no Brasil. Com um nível de desocupação que atinge 14 milhões de trabalhadores, muitas pessoas evitam pedir demissão de seus empregos mesmo que estejam insatisfeitas, pois encontrar outro trabalho pode ser muito difícil.

Leia também: Cinco dicas para conciliar a carreira e um negócio próprio

De acordo com Lilian Bertin, coach com mais de 25 anos no empreendedorismo, existem alguns passos que podem ser realizados para ser feliz em qualquer trabalho . “A primeira coisa importante para entender é que o certo é buscar a felicidade em você, e não em algo externo”, conta. Confira as dicas da especialista:

1) Seja grato

Para ser feliz no emprego atual, o primeiro passo é ser grato pelo que há de bom nele.  Segundo Bertin, quem é grato por ter um emprego é mais feliz. “Por isso comece sempre olhando as coisas boas”, diz. Ela explica que, no começo, pode parecer difícil encontrar muitos motivos pelos quais agradecer, mas conforme essa prática é realizada, aos poucos as pessoas encontram mais e mais razões.

2) Veja a felicidade nas pequenas coisas

A especialista acredita que é possível destacar aquilo que nos faz feliz. Para isso, sugere listar o que te faz feliz em seu emprego , além dos pontos fortes da empresa. Dessa forma, ao definir que o momento de uma determinada atividade é prazeroso, ou dar-se conta de que determinadas pessoas são companhias agradáveis, a felicidade aumenta e fica mais fácil de ser detectada.

Você viu?

Leia também: Proteste encontra inseto em amostra de café e pelo de rato em farinha

3) Tenha um propósito

Se houver dificuldade em encontrar práticas agradáveis em seu emprego, a empresária ensina que é possível encontrar um propósito pelo qual seu emprego existe. “Esse propósito pode ser pessoal, como ganhar dinheiro para comprar uma casa e fazer uma viagem, ou servir a alguma coisa importante da sociedade pelo que você faz, como facilitar a vida das pessoas ou ajuda-las de alguma forma”, explica.

4) Evite atritos

Para Bertin, evitar atritos é essencial. O trabalhador pode praticar um exercício para isso. “Escreva 20 formas de evitar de se estressar com uma pessoa específica ou vários colegas, selecione as 5 principais e comece a aplicar uma mudança de comportamento que seja possível”, afirma.

Leia também: Carteiro é indenizado em R$ 20 mil após ser assaltado e sequestrado

5) Mude ao invés de reclamar

Quando você reclama das coisas, só aumenta o sentimento negativo. Bertin diz que é possível transformar as coisas ruins em ações positivas. “Faça uma lista dos pontos fracos do seu trabalho e pense naqueles que estão diretamente ligados a você”, sugere. Depois, ela ensina que se deve escolher as cinco principais ações que podem melhorar um desses pontos. “Mude o que estiver ao seu alcance, e pode ser que você inspire outros colegas a fazerem o mesmo”, conta. Faça suas mudanças por você, independentemente de aprovação ou reconhecimento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!