Acionistas decidem devolver concessão do Aeroporto de Viracopos ao governo
Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos deverá seguir administrando o terminal até que uma nova licitação seja realizada pelo governo federal
Por
Brasil Econômico| * |
Os acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABC), administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), autorizaram a diretoria a iniciar um processo de devolução. Com a decisão, será realizada uma nova licitação para que a concessão seja transferida para outro grupo. A concessionária seguirá administrando o terminal até que o edital seja publicado pelo governo.
A concessionária informou também que mais um fator contribuinte para a crise foi o impasse em relação às tarifas cobradas para movimentação de carga, que representam quase 60% do faturamento de Viracopos. Segundo as informações, em 2012, houve redução da tarifa para transporte de carga, em regime aduaneiro, de R$ 0,50 para R$ 0,08 por quilo de mercadoria, com reconhecimento posterior e parcial da recomposição financeira.
"Esta e outras alterações unilaterais do contrato de concessão ensejariam o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, que não ocorreu, prejudicando o desempenho financeiro da ABV, mesmo após reiterados pedidos feitos pela concessionária. Desta forma, a solução encontrada foi entrar com o pedido de relicitação", acrescenta a ABV em relação ao aeroporto.