Ferramenta da Serasa Experian ajuda consumidor a saber de sua situação financeira
shutterstock
Ferramenta da Serasa Experian ajuda consumidor a saber de sua situação financeira

De acordo com um levantamento da Serasa Experian, em maio deste ano, 1,46 milhão de brasileiros foram diariamente em busca de crédito . O resultado é 8,2% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando 1,35 milhão de consumidores procuraram financiamentos. Do número total, cerca de 377 mil pessoas recorreram aos bancos, enquanto o restante procurou por crédito em setores como o varejo, serviços e telefonia.

Leia também: IBM lança sistema de criptografia que protege empresas de ataques cibernéticos

Para economistas da Serasa Experian , a queda na inflação, o recuo das taxas de juros e o início de uma recuperação do emprego formal estão de maneira gradativa, voltando a estimular os consumidores a retornarem ao mercado de crédito.

Serasa Score

A fim de auxiliar no planejamento dos brasileiros em relação à tomada de crédito, por meio de análises de dívidas levando em consideração o orçamento familiar, a entidade criou o Serasa Score , ferramenta de consulta que mostra a pontuação resultante do relacionamento do usuário com o mercado.

Você viu?

O score vai de zero a 1.000 pontos. Caso a pontuação seja baixa, em até 300 pontos - avaliada como alta propensão para o não pagamento de dívidas, o usuário saberá imediatamente que está sujeito a ter seu crédito negado. Já aquele que possui um score acima de 700 - considerado de baixa probabilidade para inadimplência, tomará nota de seu otimismo e das grandes probabilidades de ter sua solicitação aprovada.

Leia também: Entidades do setor produtivo criticam alta de impostos nos combustíveis

 “O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros, desenvolvidos de acordo com suas necessidades, além das próprias informações, para compor sua política. Saber a pontuação antes de buscar crédito pode evitar frustrações ou até oferecer mais condições para negociar”, ressalta a gerente do Serasa Consumidor, Carolina Aragão.

É importante lembrar que nessa ferramenta da Serasa Experian, cada usuário é pontuado conforme a análise de diferentes fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Assim, quanto maior a pontuação, maiores são as chances de o consumidor cumprir suas obrigações financeiras nos próximos 12 meses, facilitando o seu acesso ao crédito.

Leia também: CPF permitirá o uso do nome social; veja como atualizar o documento

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!