Tamanho do texto

Pesquisa do Freelancer. com, divulgada a cada três meses, avaliou mais de 279 mil projetos postados na plataforma no período de abril a junho de 2017

Pesquisa Fast 50 divulga as principais tendências do mercado de profissionais freelancers
shutterstock
Pesquisa Fast 50 divulga as principais tendências do mercado de profissionais freelancers

De acordo com o relatório Fast 50, a produção de conteúdo segue na liderança de trabalhos que mais cresceram entre os freelancers no último trimestre. O documento é divulgado a cada três meses pelo portal Freelancer.com.

Leia também: Receita identifica 2,1 mil brasileiros com imóveis não declarados em Miami

A pesquisa avaliou mais de 279 mil projetos postados na plataforma no período de abril a junho de 2017, o que representa um crescimento de 5% em comparação ao primeiro trimestre do ano. Isso indica que, cada vez mais, as PMEs têm utilizado profissionais freelancers para realização das principais funções do seu negócio.

"Os dados do Freelancer Fast 50 são os principais indicadores de tendências em empregos online relacionados à indústrias, tecnologias, produtos e empresas", afirma Matt Barrie, CEO do Freelancer.com.

Necessidade de produção

Durante as eleições dos Estados Unidos no ano passado, o Google recebeu duras críticas sobre a verificação de seu algoritmo. Recentemente, respondeu com atualização do serviço Google News.

Leia também: Receita Federal recupera R$ 73 bilhões com autuações no primeiro semestre

No último dia 25 de junho, a atualização que impactou a internet foi a do algoritmo que classifica os sites, fazendo com que os empresários dupliquem a atualização do Google para as SERPs (Search Engine Results Page, em inglês, ou Página de Resultados, em português).

A necessidade de conteúdo original regular, em virtude destas mudanças, nunca foi maior. Por isso, não é surpresa que a busca por habilidades em 'Word' (32,3%, mais de 3.151 jobs publicados) e digitador (30,3%, mais de 4.118 jobs publicados) estejam em alta neste trimestre, uma vez que a criação de conteúdo sempre foi um recurso importante para construção de marca.

Conforme as audiências online tornaram-se mais sofisticadas e a proliferação de fontes de conteúdo tornou as informações menos confiáveis, os leitores estão mais atentos para discernir entre conteúdo substancial e significativo de "notícia falsa" ou "clickbait". Uma vez que você atraiu esse público, oferecer novos conteúdos regularmente continua sendo essencial.

Leia também: FGV e CNC apontam alta no PIB e leve alta na intenção de consumo das famílias

Apesar disso, profissionais freelancers não estão apenas alimentando as atualizações de conteúdo, mas modelos de negócios . A área de Planos de Negócios, por exemplo, teve um crescimento de 17,9%, com 2.206 jobs publicados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.