Espaços de coworking também contam com salas privativas para quem precisa de um espaço próprio
shutterstock
Espaços de coworking também contam com salas privativas para quem precisa de um espaço próprio

Nos espaços de coworking, é possível conhecer muitas pessoas que levam informações diferentes e abrem oportunidade de networking. A constante troca de ideias que um ambiente de trabalho desse tipo proporciona, apesar de atrativa para muitos profissionais, também pode ser um problema no dia a dia daqueles que se distraem facilmente.

Leia também: Produção de conteúdo lidera crescimento entre freelancers no último trimestre

De acordo com Bruna Lofego, fundadora do CWK Coworking , existem algumas medidas simples e eficientes que podem ser adotadas por quem se distrai facilmente para manter o foco no trabalho. Confira as dicas da especialista:

1) Lista de tarefas

Fazer uma lista de tarefas e definir o tempo de execução funciona muito bem para o controle da própria produtividade. "Aplicativos para smartphones, complementos e extensões para navegadores, softwares e até mesmo o seu serviço de e-mail podem ajudar nessa tarefa", conta Lofego. "O importante é ter um plano bem traçado para colocar em prática".

Assim, o profissional sabe quais são as prioridades naquele dia e sente quando está atrasado com as tarefas pré-definidas: "Invista na ferramenta que funcionar melhor. Alguns se adaptam bem a um app no celular, outros preferem a agenda do Google ou até mesmo o tradicional bloquinho de papel. O importante é definir as prioridades e cumpri-las”.

2) Fuja das distrações

Uma das formas de melhorar sua produtividade é se afastar das distrações em potencial. "Deixe o celular de lado, silencie os grupos no whatsapp, feche seu e-mail pessoal e esqueça as sociais. Esse tipo de atividade consome minutos preciosos, que podem comprometer a finalização das tarefas agendadas para aquele dia”, aponta a especialista.

"Procure se desconectar delas e focar no trabalho . Deixe o WhatsApp ou aquela checada no Facebook para o horário do almoço e verá um grande salto de produtividade. Ninguém duvida que a internet é uma ferramenta útil, mas ela também é uma grande fonte de distração", pondera.

Leia também: Mercado de cosméticos: veja os diferenciais oferecidos por marcas sustentáveis

Você viu?

3) Encontre um lugar para se concentrar

Apesar de os espaços compartilhados contarem com muitos profissionais diferentes interagindo constantemente nas áreas comuns, esses escritórios também contam com salas privativas, voltadas justamente para quem deseja ter um espaço próprio.

Desta forma, em ocasiões que exigem concentração plena, os escritórios compartilhados apresentam boas opções. "Aqueles que precisam se manter 100% focados em um projeto encontrarão nas salas privativas o lugar ideal para colocar a mão na massa, sem interrupções", indica especialista.

4) Faça pequenas pausas

Fazer pequenas pausas durante o trabalho é muito importante para manter a concentração. "Ninguém aguenta ficar horas a fio sentado, sem se levantar da cadeira para nada. Um pequeno intervalo para tomar um café ajuda a aliviar a tensão e pode até inspirar novas ideias para o projeto", diz Lofego.

Segundo pesquisa da Universidade do Kansas mostrou que funcionários de indústrias se sentiram mais dispostos para trabalhar depois de uma pequena pausa de 10 minutos. “Nessas pausas, além de esticar as pernas e tomar um café, o profissional pode aproveitar para investir no networking ou em brainstorming”, explica.

5) Use fones de ouvido

Um local muito movimentado costuma ter muitos ruídos, que também podem atrapalhar o foco nas tarefas. Nessas horas, fones de ouvidos podem ajudar muito aumentar a capacidade de concentração. Por isolar o som do espaço, a distração produzida pelo escritório diminui.

Leia também: Reforma trabalhista torna educação financeira obrigatória, diz especialista

"Em um coworking as pessoas estão constantemente falando entre si, seja com outros colegas ou ao telefone", comenta a especialista. "Esse burburinho faz parte da natureza de um escritório compartilhado, por isso, aqueles que têm dificuldade em se concentrar em ambientes barulhentos podem usar os fones para se aplicar melhor a uma tarefa", finaliza.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!