Tamanho do texto

Conceito é uma tendência que começou fora do País e se espalhou com a ideia de que as pessoas produzam ou consertem algo por conta própria

Bupaqê é uma das redes de franquias que atuam no conceito de
Divulgação
Bupaqê é uma das redes de franquias que atuam no conceito de "faça você mesmo"

Existe um movimento que, nos últimos anos, tem ganhado força no Brasil. O "do it yourself" – ou "faça você mesmo”, na tradução para o português – é uma tendência que começou fora do País e que se espalhou pelo mundo com a ideia de que as pessoas produzam ou consertem algo por conta própria.

Leia também: Conheça cinco empresas que se renovaram em tempos de crise

Tradicionalmente, os setores de reparos e manutenção absorveram o conceito de " faça você mesmo ", que agora começa a aparecer também no setor de alimentação. É o caso da rede de franquias Bupaqê, que oferece ao cliente a possibilidade de criar os próprios hambúrgueres e pastéis. Na prática, a pessoa escolhe e indica os ingredientes para um atendente, que monta tudo ao vivo.

“Trabalhamos no ramo de alimentação há quase 40 anos e a ideia de lançar uma nova marca veio da necessidade de inovação neste setor. O consumidor tem procurado, cada vez mais, um produto personalizado e é nisso que apostamos ao criar o Bupaqê”, comenta o empresário Guilherme Carvalho, criador da marca. Confira algumas franquias que apostam no modelo:

1) Bupaqê

Criado em 2017 na cidade de Goiânia (GO) pelo empresário Guilherme Carvalho, o Bupaqê é uma rede de franquias que permite aos clientes escolherem todos os ingredientes de seus burgers e pastéis gourmet. Na prática, o consumidor escolhe os recheios e acompanhamentos enquanto o atendente monta o pedido ao vivo. Para investir na abertura de uma unidade, o valor indicado é de R$250 mil com retorno previsto para 36 meses.

Leia também: Aplicativo calcula salário líquido, férias e muito mais; veja como funciona

2) Youburger

Criado em 2012 na cidade de Resende/RJ pelo engenheiro de produção Rodrigo Malca, o Youburger é uma rede de fast-foods onde os clientes montam os próprios sanduíches em telas touch-screen. Para abrir uma unidade, o investimento indicado é a partir de R$250 mil com retorno previsto entre 24 e 36 meses.

3) Ice Creamy

Com cerca de 70 lojas em operação atualmente, a Ice Creamy é a maior rede de sorvete na pedra do país. Nas unidades da rede, é possível que os clientes escolham a massa do próprio sorvete, que é colocada em pedra fria onde serão adicionados os acompanhamentos. O processo é artesanal. Para abrir uma unidade da rede, o investimento indicado é de R$150 mil. O tempo médio de retorno é de até 36 meses.

4) Casa do Construtor

Criada em 1993 no interior do estado de São Paulo, a Casa do Construtor é uma das maiores redes de franquias do país. A empresa trabalha com a locação de máquinas e equipamentos para quem deseja fazer pequenos reparos. O valor de investimento indicado para a abertura de uma unidade é a partir de R$555 mil com tempo médio de retorno de 36 meses.

Leia também: Substitua o cartão de crédito por um anel; veja a tecnologia criada pela Token

5) Decore e Comemore

Criada em 2014, a Decore e Comemore é uma rede de franquias de aluguel e venda de artigos para eventos que trabalho com o conceito de "faça você mesmo". A empresa oferece móveis, louças, papelarias e outros itens descartáveis para quem deseja organizar uma comemoração por conta própria. Para abrir uma unidade o investimento indicado é de R$420 mil com tempo de retorno previsto para 36 meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.