Contratação de profissionais freelancer no e-commerce tem crescimento em 2017
Cerca de 40% de companhias contratantes no ramo de e-commerce estão na Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação na América Latina
Por Brasil Econômico |
O e-commerce está em crescimento constante no Brasil. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit, o setor deve crescer 15% em 2017, enquanto cresceu 8% em 2016. E não é só nas vendas que o comércio eletrônico vai subir: segundo levantamento da Workana, plataforma de trabalho freelance, o setor vem crescendo e estará no topo dos contratantes de profissionais freelancer até o final do ano.
Leia também: Confiança de micro e pequenos empresários registra queda em junho
Cerca de 40% de empresas contratantes no ramo de e-commerce estão na plataforma, e a categoria segue crescendo. Na comparação do primeiro trimestre de 2017 com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 175%. Qual é, no entanto, a relação entre o crescimento do setor e a contratação de profissionais freelancer ? Guillermo Bracciaforte, COO e cofundador da Workana, explica. “Vemos que muitas empresas, pequenas e médias, que antes não podiam ter presença online, agora podem criar as suas lojas online graças à contratação destes profissionais e assim começar a desenvolver este novo canal”, diz.
A empresa também diz que 50% destas companhias fazem pelo menos algum tipo de marketing online, área que conta com 21% dos profissionais da plataforma e que mais cresceu em 2016.
Você viu?
Leia também: Pedidos de falência das empresas caem 12,4% no primeiro semestre
Além disso, os profissionais freelancers podem oferecer serviços pontuais para empresas que buscam modernização e melhorias, como desenvolvimento de sistemas para automatização de processos, criação de planilhas planejadas e otimizadas, desenvolvimento de sites e aplicativos e serviços de tecnologia em geral.
Segundo Guillermo, a maior vantagem na contratação de freelancers é poder contar com profissionais de diversas áreas. “Os freelancers estão sempre se atualizando para crescer, é um mercado bem competitivo. Isso traz diversidade para as empresas , pois é como se o empresário tivesse vários parceiros, e todos eles estivessem a par dos avanços do mercado em suas áreas de atuação, ajudando a orientar sobre as mudanças e agir perante a elas, não apenas reagir”, analisa o COO da Workana.
Leia também: Catho causa polêmica ao usar demissão de Ceni para dar dicas de carreira
A empresa
A Workana é um marketplace que conecta profissionais freelancer a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa chegou à marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 500 mil freelancers cadastrados.