Brasil Econômico

Ser uma pessoa criativa com certeza é algo que pode te deixar na frente de muitas pessoas independente da área profissiona l de atuação. Afinal de contas, quem não gostaria de ter alguém em sua equipe capaz de resolver problemas de um jeito diferente ou a até mesmo atender clientes com criatividade?

Leia também: Com salários de até R$ 14 mil, 12 órgãos abrem vagas em concursos públicos

Veja como exercitar e desenvolver a criatividade com simples mudanças na rotina
iStock
Veja como exercitar e desenvolver a criatividade com simples mudanças na rotina

Se você não se considera alguém com essa característica, fique tranquilo. De acordo com o coach e consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, as boas ideias que vêm da criatividade podem vir de qualquer lugar, mas ressalta que esse dom é um processo de criação diária, e um exercício ao alcance de todos.

“Não existe uma receita pronta que faz com que tenhamos ideias criativas no momento em que queremos. Mas, a boa notícia é que a criatividade pode ser encarada como se fosse uma espécie de músculo. Ou seja, quanto mais exercitamos, mais ela pode ser desenvolvida”, diz o especialista. Com isso, Weslei Dias aponta algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento:

1.     Deixe a mente limpa

As ideias surgem de forma livre e espontânea, e muitas vezes em momentos inesperados. Por conta disso, o especialista garante que o descanso é essencial para repor as energias, para que assim, o cérebro nos permite analisar alternativas e novas perspectivas.

Você viu?

2.     Fuja da rotina

A rotina pode fazer com que coloquemos muitas atividades no “piloto automático”. Diante dessa realidade, Dias recomenda que quebrar a rotina pode ser uma boa forma de estimular o cérebro, de repente fazer novas rotas para se chegar ao trabalho e até mesmo ir a outro restaurante na hora do almoço.

Leia também: Confiança do Consumidor recua 1,9 ponto em junho, diz FGV

3.     Registre seus sonhos

Logo ao acordar anote tudo o que povoou a sua mente durante o sono. Esqueça a verificação das redes sociais ainda antes de levantar, isso pode fazer com que a sua criatividade seja dispersada. Não só isso, um exercício que pode te ajudar é anotar tudo o que pensar durante o dia, mesmo que considerado irrelevante, assim, no final do dia ao juntar as anotações pode-se conseguir construir algo novo.

4.     Conheça novas pessoas

Entrar em contato com novas ideias de pessoas diferentes por estimular a iniciativa de novos projetos, uma vez que novos pontos de vista estão entrando em contato com você.

5.     Desafie-se

“Faça sua mente transitar por diferentes padrões, exerça uma atividade que não seja fácil para você. Tente algo diferente que ao mesmo tempo seja um estímulo e um desafio”, entre os exemplos que Dias cita é o aprendizado de um novo idioma, instrumento, um curso novo, etc. 

6.     Inspire-se

Conhecer novas músicas, livros, filmes, viagens...tudo isso pode colaborar para que a sua criatividade floresça.

Leia também: Mercado de trabalho: veja as vantagens e os riscos de contratar um estagiário

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!