Brasil Econômico

A crise econômica faz com que o consumidor procure formas de economizar e uma delas é usar os cupons de desconto. A demanda fez surgir inúmeras empresas especializadas na concessão de descontos e muitos usam as redes sociais para atrair a atenção de potenciais clientes.  Porém, o que era para ser benéfico se tornou um grande problema. Com o crescimento dos cupons foi aberta margem para criminosos, em especial, para golpe aplicado online.

Leia mais:  Entenda como são realizados os golpes do vale-presente no WhatsApp

Uber tem nome usado em novo golpe para roubo de dados. Consumidores devem ficar atentos
Divulgação
Uber tem nome usado em novo golpe para roubo de dados. Consumidores devem ficar atentos


O mais recente golpe envolvendo vouchers de desconto envolveu o nome do Ubre, aplicativo de transporte particular.   Foi relatado por diversos usuários que no sábado (17) um e-mail com um código de desconto no valor de R$ 100 foi encaminhado para um número significativo de consumidores que usam o meio de transporte.  Assim como os golpes aplicados no WhatsApp , o que envolveu o nome do Uber pede que o consumidor clique em um link.

Você viu?

Ele é redirecionado a uma página de cadastro com a marca da empresa e que pede alguns dados para que ele possa aproveitar o desconto. Quem infelizmente acreditou na promessa do desconto informou dados como telefone, CPF, e-mail e cartão de crédito .

Leia também:  Golpe no WhatsApp promete um ano grátis de Netflix para os usuários

Roubo de dados

A intenção é o roubo de dados e segundo a ESET, empresa especialista em segurança online, mais de 40 mil pessoas já caíram no golpe até a terça-feira (20) e, considerando o volume de mais de 100 mil buscas mensais por cupons e promoções da Uber e a viralização da promoção por mídias sociais e serviços de mensagens, o golpe ainda pode atingir uma quantidade muito maior de vítimas.

“Os códigos promocionais da Uber disponíveis em sites de cupons ou na própria Uber geralmente são válidos somente para a primeira viagem e o usuário pode baixar o aplicativo da Uber e inserir o código no próprio app, sem precisar acessar um site e correr riscos desnecessários”, aconselha Thiago Rodrigo Alves Carneiro, responsável pelo marketplace A vida é feita de Desconto.

Para Carneiro, há outros caminhos para obter descontos sem correr riscos desnecessários e cair em um golpe: “O usuário deve desconfiar de vantagens excessivas, evitar clicar em links de origem desconhecida e checar a informação diretamente com a empresa ou nos principais sites de cupons, que verificam os códigos de desconto e os disponibilizam gratuitamente em suas plataformas”.

Leia também:  Compare preços da 99, Uber, Easy e Cabify em um único aplicativo, veja

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!