Tamanho do texto

Maior evento voltado para franquias na América Latina, ABF Franchising Expo vai reunir diversos estandes em um espaço com cerca de 31 mil m²

Brasil Econômico

ABF Franchising Expo terá 84 marcas fazendo sua estreia na feira de franquias mais popular do Brasil
Divulgação/ABF
ABF Franchising Expo terá 84 marcas fazendo sua estreia na feira de franquias mais popular do Brasil

A 26ª ABF Franchising Expo, maior evento voltado para franquias em toda a América Latina, terá início nesta quarta-feira (21), no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a feira é interessante tanto para franqueadores quanto para pessoas que tenham interesse em abrir uma franquia.

Leia também: Fintechs: especialista dá dicas aos investidores-anjo que estão de olho no setor

Com ingressos a venda por R$ 60 online ou R$ 70 na porta, os visitantes tem até o sábado (24) para comparecer à feira de franquias . Nos três primeiros dias, o evento acontece entre 13h e 21h. No último dia, vai das 11:30 às 18:30.

Neste ano, o visitante terá mais de 400 opções de estandes – espalhados dentro dos 31 mil m² do evento – para visitar e conhecer seus respectivos modelos de negócios . Entre as marcas expositoras, 84 farão sua primeira aparição na ABF Franchising Expo.

“O franchising é um setor dinâmico, que recebe empreendedores , seja em períodos de crescimento econômico, seja naqueles de recessão. O fato de a ABF Expo reunir centenas de marcas expositoras e um percentual considerável de estreantes demonstra esse dinamismo, a capacidade de adaptar-se aos diferentes cenários econômicos e a força empreendedora do franchising no Brasil", comenta Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Entre as marcas estreantes, estão empresas dos setores de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Educacionais, além de holding de franquias, shoppings e fornecedores. A predominância é do setor de Alimentação, com 30%. Saúde, Beleza e Bem-Estar (12%) e Moda (10%) vêm na sequência.

Caso as expectativas sejam confirmadas, mais de 65 mil pessoas devem passar pela feira em 2017. Além de conhecer possíveis empresas para trabalhar junto, os visitantes poderão passar por espaços voltados para a capacitação.

Na "Arena do Conhecimento", por exemplo, o visitante encontrará um espaço em que vai ter contato direto e de forma interativa com diversos temas relacionados ao franchising.

"Investir em franquias é muitas vezes uma mudança de vida para o empreendedor. E realizar uma pesquisa prévia para conhecer os elementos básicos do sistema e validar o seu interesse por determinado segmento ou marca é o primeiro passo", diz a ABF sobre a Arena.

Segundo a organização, será oferecida uma programação imperdível de apresentações diárias em diversos horários, ministradas por especialistas homologados pela ABF. O acesso será gratuito até o limite de capacidade das salas

No espaço Smart Mall ABF, serão apresentadas de forma prática as "tendências tecnológicas aplicadas ao varejo, em sintonia com os conceitos discutidos em âmbitos internacionais e de forma interativa", segundo a organização.

Ao visitar este espaço, o futuro empreendedor terá experiências com as soluções tecnológicas e inovações utilizadas em Lojas e Shopping Centers, focadas no aumento da produtividade e eficácia com melhores controles, na diminuição custos de mão-de-obra, facilitar treinamentos e planejamentos e na otimização da gestão comercial e o controle de estoques.

Leia também: Entenda as vantagens de inserir profissionais freelancer em PMEs

Já no espaço Palavra da Marca, será possível encontrar um auditório aberto para apresentações de cases e palestras oferecidos pelas marcas expositoras. Lá, o visitante terá a oportunidade de conhecer e interagir com as marcas expositoras, além de entender com maior profundamente os diferentes modelos de negócio e conhecer novidades para definir o investimento.

No que diz respeito ao Espaço de Serviços e Negócios Sustentáveis, o visitante vai conhecer algumas ações sociais ligadas a sustentabilidade, inseridas no setor. "A sustentabilidade, além de ter um valor fundamental, tem ajudado empresas do mercado de franquias a continuar inovando, de forma responsável. Dar visibilidade a projetos, negócios e boas práticas socioambientais é o objetivo da ABF Franchising Expo neste Espaço", diz a ABF. 

Será possível encontrar no local parceiros que com iniciativas alinhadas às ações de gestão ambiental e um sistema de coleta seletiva. Além disso, haverá premiação dos estandes com melhores práticas sustentáveis, bem como a neutralização do carbono emitido no evento.

Por úlltimo, o espaço Montando Minha Franquia funcionará como "uma área de exposição dedicada para apresentar e promover soluções de fornecedores do franchising". Por lá, o empreendedor terá a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos com quem atende marcas já atuantes do varejo, além de otimizar os custos da sua operação e encontrar parceiros para estruturar o seu negócio.

Aplicativos para facilitar

Buscando ajudar quem vai visitar os estandes, será disponibilizado o aplicativo ABF Connect. Por ele, o visitante tem a possibilidade de selecionar estandes por segmento é uma novidade implementada pela Associação no aplicativo da feira a partir deste ano. O visitante pode acessar o mapa completo da exposição e selecionar marcas de seu interesse por segmento (Alimentação, Idiomas, Saúde, Beleza, Moda, Hotelaria, Turismo, etc.).

“Nos últimos anos, temos recebido um público cada vez mais preparado, informado e até com áreas de interesse bem definidas. Para eles, criamos esta nova opção que, certamente, vai tornar a experiência da feira ainda mais rica”, explica Altino Cristofoletti Junior.

O evento também contará com o aplicativo “Quero uma Franquia”, que, assim como o ABF Connect, pode ser baixado nas lojas virtuais dos celulares com sistemas Android ou iOS. Em forma de game e com mais de 400 perguntas e respostas, de modo divertido e envolvente o app estimula e desafia o usuário a testar seus conhecimentos e a querer saber mais a respeito do franchising antes de obter o negócio próprio.

O setor

No último ano, o setor registrou um crescimento nominal de 8% na comparação com 2015, fechando o período com um faturamento superior a R$ 150 bilhões. Além disso, também houve um crescimento no número total de unidades franqueadas, assim como no número de empregos gerados pelo segmento em todo o Brasil. 

Os dados indicam que, atualmente, haja cerca de 142 mil negócios franqueados no País, com mais de 1,2 milhão de pessoas empregadas. A alta foi de 3,1% para o número de unidades e 2,9% para os empregados, na comparação anual.

Leia também: Você é um workaholic? Confira as características do distúrbio

Para este ano, a ABF projeta um crescimento que deve variar entre 7% e 9% no faturamento do setor. Além disso, o número de unidades de franquias deve ter um aumento que fique entre 4% e 5%, enquanto os empregos gerados tem previsão de crescimento entre 2% e 3%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.