Brasil Econômico

A Receita Federal (RF) liberou nesta sexta-feira (16) o primeiro lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2017. No total, 1.636.218 contribuintes serão ressarcidos pela, sendo que R$ 3 bilhões serão creditados em conta hoje.  O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

Leia também: especialista lista as principais mudanças deste ano

Receita libera hoje crédito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
shutterstock
Receita libera hoje crédito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

 Neste primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2017 são contemplados os contribuintes considerados pela Receita como prioridade, sendo 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Consulta

O contribuinte pode consultar se será ressarcido neste primeiro lote. Basta acessar a página da Receita na internet , ou ligar para o Receitafone, no número 146. No site da RF, no serviço e-CAC, existe a possibilidade de ter acesso ao extrato da declaração e verificar se existem dados errados e que precisam ser corrigidos para não cair na malha fina.

Caso encontre algo inconsistente na declaração do imposto, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Para facilitar a consulta pode ser feita em tablets e smartphones, tornando mais simples a consulta. Basta acessar o aplicativo e com o número do CPF verificar a situação da declaração

Você viu?

Leia também: Caiu na malha fina? Especialista ensina como corrigir erros na declaração do IR 

A Receita Federal informou que a restituição do imposto de renda fica disponível ao contribuinte durante 12 meses para resgate, caso o mesmo não tenha informado uma conta corrente para que o valor fosse creditado.

Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso tenha sido informado um conta bancária para o pagamento da restituição do imposto de renda e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte pode se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Receita Federal libera programa para declaração do Imposto de Renda

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!