"A gente entrega a solução mesmo sem vender". A frase, proferida pelo empreendedor Lindolfo Martin ao explicar que sua missão é resolver o problema do cliente mesmo que não tenha o produto necessário em seu estoque, sintetiza toda a filosofia da Multicoisas. Pioneira no segmento de franchising brasileiro, a empresa hoje conta com mais de 200 unidades em 20 estados do País.
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Uma breve olhada no catálogo da empresa deixa claro que, como explica o empreendedor
, o que a Multicoisas vende são soluções. Implícita no nome da marca, a variedade é um dos pontos mais fortes do trabalho da companhia, que busca facilitar o dia a dia do cliente com itens que contemplam as partes hidráulica e elétrica, além de acessórios para a segurança, ferramentas e até mesmo informática.
Mudança de conceito
A história da Multicoisas começa de fato em 1984, mas a trajetória para que fosse possível chegar até lá teve início alguns anos antes. Procurando desvencilhar-se dos negócios da família, Martin decidiu que seu objetivo seria abrir a própria empresa. Por não ter os recursos necessários, pediu dinheiro emprestado ao pai e comprometeu-se em pagar no período de um ano.
Desta verba emprestada surgiu a Multicasas, primeiro negócio do empresário, com foco em materiais de construção. Um estalo no pensamento de Martin, no entanto, fez com que ele percebesse que o melhor caminho seria por outra direção. "Eu percebi que, para quem precisava de poucas coisas, não existia autosserviço. Era tudo balcão. Pensei em fazer uma loja que aproveite o que as casas tem de pronto, para pequenos reparos", diz. Sob este conceito, nasceu a Multicoisas , oferecendo não os materiais para criar, mas, sim, para completar o lar de seus clientes.
A grande expansão
A Multicoisas foi a primeira rede de franquias brasileira dentro de sua área de atuação. A falta de referências no setor não foi um problema para Martin, que arriscou e conseguiu aplicar o modelo da melhor forma possível, expandindo a empresa por quase todo o Brasil.
De acordo com o empresário depois de muitos estudos, foi constatado por ele e seus antigos sócios que o modelo de franchising era a melhor opção para expandir a empresa, se comparado à abertura de filiais próprias. "A experiência de abrir uma filial é bastante sofrida. Com o franqueado, não. Ele entra com o trabalho, com o capital e tem o olho do dono cuidando da coisa. Tem mais segurança", afirma.
O pioneirismo, aliado aos conceitos propostos pela empresa, fizeram com que o crescimento do negócio se tornasse possível. O empreendedor acredita que "o formato em si" seja o maior diferencial da Multicoisas. "O que a gente procura construir é uma proposta de valor. Uma proposta de valor é a solução para o dia a dia", conta Martin.
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Ensinar para trabalhar
É comum que as companhias abertas ao franchising ofereçam um treinamento aos seus novos franqueadores. A Multicoisas vai além. A empresa tem sua própria universidade, criada com a intenção de reforçar a valorização ao atendimento. No local, funcionários e franqueadores aprendem a lidar da melhor forma com as situações diárias da empresa, por meio de cursos e atividades preparatórias.
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Alguns exercícios extremamente práticos também são aplicados para que os funcionários saibam "se virar" no dia a dia. "Na universidade temos uma bancada onde a pessoa desmonta chuveiro, aprende a fazer tensão, colocar a mão na massa, porque a loja tem bancada e o cliente pode trazer produto para algum reparo", diz o empresário, fazendo questão de ressaltar que, nestes casos, o serviço é uma gentileza a mais oferecida ao consumidor e que nada é cobrado por isso.
Para estar apto a ingressar na universidade e, posteriormente, tornar-se um franqueado Multicoisas, é necessário atender ao perfil procurado pela companhia. Segundo o atual CEO da empresa, Fabian Magalhães, é importante que o interessado em franquear tenha aproximação com o negócio e se disponha a operar.
"Tem que ser uma pessoa disposta a ficar no negócio, que goste do atendimento, goste desse formato, até pelas características dos valores. Tem que gostar de pesssoas, gostar de relacionamento, gostar de atender ao cliente. É importate para a proposta de valor da Multicoisas. A gente sempre vai tentando ajustar esses novos candidatos", explica o CEO.
Logística forte
Por atuar em quase todo o Brasil, a Multicoisas precisa ter muito cuidado com a distribuição de seus produtos. Para dar conta de toda a operação, a empresa trabalha com dois grandes Centros de Distribuição, conhecidos como Rede Forte.
O principal dos centros é localizado em Osasco, em São Paulo, enquanto o outro fica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul – cidade berço da empresa. A empresa é operada no mesmo formato de uma cooperativa, funcionando como opeador logístico do sistema. Estes centros são responsáveis por manter a cadeia de suprimento de toda a rede Multicoisas, que, atualmente, tem mais de 450 fornecedores no total.
Mantendo o padrão
Mesmo com o crescimento acelerado das novas tecnologias, a Multicoisas não entrega os pontos: uma loja online não está nos planos dos gestores até o momento. A ideia é manter o modelo tradicional, que vem dando certo e recebendo mais de 675 mil visitas a cada mês.
"O online vem servindo como direcionador do cliente. A primeira etapa de compra. A gente acha que no modelo nosso, de lojas menores, conveniência, o online sempre vai ter o papel mais forte de levar o cliente até as nossas lojas", afirma Magalhães.
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Sem mudar a fórmula de sucesso, oferecendo mais de quatro mil produtos e recebendo o contato de mais de 200 pessoas por mês, com interesse em obter maiores informações sobre o sistema de franquias da empresa, a Multicoisas segue sua expansão pelo Brasil. E o carro-chefe, como explica o empreendedor, continua sendo a solução de problemas.