Empreendedorismo feminino: quatro empresárias para ficar de olho no Facebook
Quatro mulheres retratam, por meio das redes sociais, suas rotinas, compartilham suas conquistas e inspiram mulheres a empreender pelo País
Por Brasil Econômico |
O empreendedorismo feminino tem crescido no País. Pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora com 1.500 profissionais no Brasil identificou que a maioria dessas mulheres empreendeu mais pela vontade de mudar o mundo do que a motivação financeira.
Leia também: Empreendedores levantam dinheiro com amigos para abrir negócio, diz pesquisa
Muitos desses exemplos de empreendedorismo feminino usam as redes sociais como o Facebook, por exemplo, para mostrar suas criações e ajudar aquelas mulheres que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios.
Estar conectada a essas fontes pode ser uma ótima estratégia para, além de se inspirar, aprender com erros e acerto de empreendedoras que estão consolidadas no mercado. Confira quatro empreendedoras de sucesso que compartilham suas rotinas e dão dicas que podem fazer toda a diferença para quem está começando nesse universo.
1 - Roberta Lindenberg, fundadora da But First Coffee
A But First Coffee foi idealizada por Roberta Lindenberg e Rachel Casmala. As empresárias têm como intuito tornar mais simples o acesso das empresas a players que oferecem soluções em marketing, comunicação e tecnologia. O foco da empresa é trazer resultados com a contratação de fornecedores mais eficientes.
Leia também: Bovespa: veja 10 expressões que te ajudarão a entender o mercado financeiro
Roberta, que é ex-diretora comercial da Container Digital, abriu mão de sua carreira corporativa aos 40 anos, para passar mais tempo com a família. Hoje, é ativa nas redes sociais e costuma postar e compartilhar conteúdos sobre o mercado em que atua. A empresária acredita que ela e sua sócia inspiram pessoas que desejam equilibrar a vida pessoal e profissional.
2- Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox
Você viu?
Tatiana Pezoa é exemplo de perseverança. Após algumas decepções no mundo dos negócios ela acertou ao fundar a Trustvox, empresa certificadora de reviews no Brasil. A empresa foi vencedora do prêmio E-commerce Brasil de Inovação 2015 e já conta com mais de 1.200 operações de e-commerce no País, como por exemplo, Whirlpool do Brasil, Grupo Boticário Polishop, Época Cosméticos, Droga Raia, Drogasil, Mega Mamute, Havan, Lebes, Connect Parts, entre outras marcas.
Formada em publicidade e propaganda, Tatiana possui ampla experiência com marketing para startups , mídias sociais e crowdsourcing, e decidiu empreender para utilizar o conhecimento que adquiriu em outra empresa que havia fundado.
3- Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora
Ao abrir mão de uma carreira consolidada em uma multinacional, Ana Fontes queria apenas equilibrar sua carreira e a maternidade. Ela conseguiu quando investiu n espaço de coworking MyJobSpace.
Engajada no universo empreendedor, Ana participou de um curso voltado para mulheres empreendedoras na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e se animou a colocar outra ideia em prática: uma comunidade colaborativa que visa auxiliar as participantes a desenvolver seus projetos. Nasceu, assim, em 2010, a Rede Mulher Empreendedora.
4- Camila Farani, presidente do Gávea Angels e sócia da ACE/Rio de Janeiro
A vida atribulada de Camila Farani é sempre retratada em sua página no Facebook. Hoje a empreendedora acumulas as funções de presidente do Gávea Angels, grupo de investimento-anjo; sócia da aceleradora ACE/Rio de Janeiro, e do Dealmatch, plataforma especializada privada de relacionamento para investidores pré-qualificados; e co-fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo.
Todas têm uma história de empreendedorismo para contar. Está esperando o que para começar a relatar a sua.
Leia também: Sua equipe é engajada? Especialista dá dicas para detectar postura na empresa