Bovespa: veja 10 expressões que te ajudarão a entender o mercado financeiro
Saiba o significado de capital social, indexador, allowance e entre outras expressões utilizadas na BM&F Bovespa e no mercado financeiro em geral
Por Brasil Econômico |
After sight e ordem on-stop? Pode ser que expressões como estas não soem de maneira familiar para novos gestores e investidores, sendo um dos primeiros desafios a serem ultrapassados antes mesmo de começarem os negócios. Com isso, o Brasil Econômico listou 10 expressões que podem contribuir na hora de investir nas bolsas de valores como a Bovespa, além de facilitar o entendimento de definições importantes para o mercado financeiro.
Leia também: Mercado financeiro reduz projeção da inflação para 3,71%, diz Banco Central
Commodities
“Commodities” ou “mercadorias” são utilizadas para indicar produtos primários negociados entre importadores e exportadores. Cotadas na Bovespa e em outras bolsas de valores, os produtores de commodities são considerados tomadores de preços, não podendo afetar as cotações dos produtos que produzem de maneira individual. Café, soja, milho, trigo e petróleo são alguns exemplos de commodities.
After date
Expressão em inglês que significa “depois da data, ou do dia”. É utilizada em título de crédito ou cambial para evidenciar que o mesmo ainda pode ser pago em um certo número de duas depois da data de emissão.
Capital social
Capital social refere-se ao montante de capital de uma sociedade anônima vinculada ao patrimônio dos acionistas como recursos próprios destinados ao cumprimento dos objetivos da mesma. Vale lembrar que a soma do capital social que integram uma empresa, juntamente das reservas de capital, de reavaliação e de lucro, assim como o lucro ou prejuízo acumulados no período, forma o patrimônio líquido de uma entidade.
After sight
“After sight” ou “depois de vista” é uma expressão usada para expor que o título terá como prazo de pagamento logo depois de visto, ou seja, pagamento à vista.
Você viu?
FI
O Fundo de Investimento (FI) é uma das formas mais conhecidas de aplicação financeira , funcionando como uma espécie de condomínio, sem limite máximo de participantes. Sendo administrado a fim de aplicar recursos no mercado e potencializar o retorno para o investidor, o FI é um patrimônio formado por recursos financeiros aplicados por seus participantes. A gestão do seu patrimônio é feita por outra entidade, seja ela banco, sociedade gestora de fundos de investimento, entre outras, enquanto que os fundos de investimento não possuem personalidade jurídica, com políticas de investimento e composição de carteira variadas.
Leia também: Agências da Caixa abrirão até duas horas mais cedo para saques do FGTS inativo
Fundo Referenciado
Refere-se ao Fundo que investe, no mínimo, 80% da sua carteira em títulos públicos federais ou em títulos privados de renda fixa, ou seja, com baixo risco de crédito. Com no mínimo 95% de sua carteira composta por ativos que acompanham a variação do seu indicador de desempenho, o benchmark, faz usos de instrumentos de derivativos com o objetivo de proteção ou hedge.
Indexador
Termo utilizado para se referir ao índice utilizado para atualização monetária de um certo valor. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FIPE) são os indexadores mais usados no Brasil.
Allowance
Termo em inglês que significa concessão ou abatimento. Refere-se ao crédito concedido em lugar de reembolso em dinheiro à parte que está insatisfeita. É usado como um mecanismo de tolerância ou de desconto, principalmente nos créditos documentários.
Ordem on-stop
Expressão utilizada no mercado financeiro abrangente um tipo de ordem em que o investidor define o preço mínimo pelo qual a ordem de compra ou de venda deve ser executada. A ordem on-stop de compra pode ser executada em uma alta de preços, ocorrendo em um negócio a preço igual ou maior que o já determinado. Já a ordem on-stop de venda será executada quando, em uma baixa de preços, acontecer um negócio a um preço igual ou menor que o definido anteriormente.
Road shows
Termo que designa as apresentações formais dos planos de negócios de uma empresa para possíveis investidores nacionais ou internacionais. Os road shows da Bovespa e de outras bolsas, têm como intuito principal captar os recursos necessários para o financiamento de suas atividades.
Leia também: PMEs parcelaram mais de R$ 20 bilhões de dívidas com a Receita Federal