Brasil Econômico

O Dia dos Namorados está chegando: veja dicas de como comprar online com segurança
reprodução/ABC News
O Dia dos Namorados está chegando: veja dicas de como comprar online com segurança

O Dia dos Namorados está chegando e com isso muitos casais vêm buscando no comércio eletrônico uma maneira de agradar a pessoa amada e ainda economizar. Entretanto, é importante ressaltar que o consumidor deve manter cautela nas compras online, se atentando as ofertas, aos prazos de entrega e aos sites onde pretende comprar. Pensando nisso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net) revisou o seu Guia da Compra Segura e listou dicas especialmente para essa data. Veja:

Leia também: Já ouviu falar em lojas colaborativas? Conheça o modelo e seus benefícios

Verificação

Quando for efetuar as compras de Dia dos Namorados , busque verificar se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Procure informações como razão social e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), conferindo-as no site da Receita Federal . Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, não compre. Vale lembrar que alguns sites não possuem tais dados por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces.

Pesquisa

Antes mesmo de comprar o presente, faça uma pesquisa visando descobrir a reputação da loja escolhida. Uma boa opção é conferir o site do Procon, que disponibiliza uma lista  atualizada mensalmente com sites não recomendados.

Comparação

Consulte os sites que procuram facilitar a comparação de preços , produtos e serviços, já que são boas fontes informativas e estão sempre sendo atualizados frequentemente.

Prazos

Observe os prazos de entrega. Como a data comemorativa já está se aproximando e o e-commerce requer alguns dias para entregar a compra, certifique-se de que o presente será entregue a tempo.

Você viu?

Medidas preventivas

Busque ter antivírus, antispyware, firewall e outras medidas que evitem que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso aos seus dados. Ao se cadastrar no site para finalizar a compra, registre uma senha forte que mescle letras maiúsculas, caracteres especiais e números.

Leia também: Saiba como o pequeno empreendedor pode aumentar as vendas no Dia dos Namorados

Computadores públicos

Se possível, evite utilizar computadores públicos para as compras, assim conseguirá garantir maior segurança dos seus dados. Lembre-se de que também há outros meios para a realização da mesma, como smartphone ou tablet, além do computador convencional.

Serviços de pagamento

Procure usar sites que proporcionam serviços de pagamento de renome . Naqueles que oferecem a opção de boleto, verifique se há quanto tempo a loja está operando. O site da Receita é uma opção para a verificação.

Segurança

Outra dica é analisar se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Normalmente essas páginas possuem “http://” no início e têm o cadeado ativado - ícone visualizado em uma das extremidades da página. Identificando esses itens, clique no cadeado e veja se a informação do certificado é correspondente ao endereço na barra de navegação do computador.

Devolução e trocas

Busque ler a política de trocas e devoluções antes da finalização da compra. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a loja para obter mais informações a respeito.

Comprovantes

Não se desfaça dos comprovantes de confirmação de compra antes que seu presente de Dia dos Namorados chegue de fato. Guarde todas as informações, e-mails referentes à compra, número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.

Leia também: Venda de planos de saúde de 14 operadoras está suspensa a partir desta sexta

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!