Nesta terça-feira (23), o Ministério do Trabalho (MT) lançou um aplicativo gratuito que tem como objetivo ajudar os trabalhadores na busca por empregos de maneira personalizada e prática. O Sine Fácil foi desenvolvido pela empresa de tecnologia Dataprev, com a proposta de levar os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) aos cidadãos a partir de dispositivos como celulares e tablets.
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“Pelo Sine Fácil, o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. Um diferencial importante é que o aplicativo permite inúmeras consultas a vagas de emprego, em qualquer horário, de qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira.
Vale ressaltar que atualmente a rede Sine conta com 1.440 unidades em todo o Brasil, realizando mais de 300 mil atendimentos por dia.
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Vantagens
Com o app, o empregador também se beneficiará, uma vez que pode encontrar mais rapidamente profissionais que tenham o perfil de sua empresa. Além disso, poderá organizar diferentes funções, como por exemplo, a verificação de currículos, o recrutamento de trabalhadores para os processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas.
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Sendo uma iniciativa do Governo Federal, o Sine Fácil é apresentado como uma solução digital que visa melhorar as relações de trabalho e o diálogo entre empregados e empregadores, a fim de assegurar os direitos e a qualidade de vida dos profissionais. Ao mesmo tempo, fornece um serviço ao cidadão, evitando custos com deslocamento e tempo de espera em filas.
Acesso
O app está disponível na versão para Android e em breve será disponibilizado para iOS. Para utilizá-lo, é necessário que o trabalhador tenha um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil , nas unidades de atendimento do Sine, no termo de homologação recebido no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro desemprego.
Após a instalação do aplicativo, o usuário deve digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do seu aparelho celular. É importante lembrar que o código de acesso é individual, o que protege as informações e garante um atendimento mais rápido ao profissional.
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