Tamanho do texto

Independente do tipo de produto que você venda, existem algumas boas práticas para manter o consumidor fidelizado; confira quais são as dicas

Para fazer o consumidor voltar a comprar em sua loja, é importante nunca atrasar a entrega
shutterstock
Para fazer o consumidor voltar a comprar em sua loja, é importante nunca atrasar a entrega

Empreendedores que trabalham com lojas online, em muitos casos, enfrentam uma dúvida recorrente: como fazer vendas regulares para o mesmo cliente?  Independente do tipo de produto que você venda, existem algumas boas práticas para manter o consumidor fidelizado.

Leia também: Quer empreender no ramo de alimentação saudável? Veja o que fazer

Todas essas regras são de fácil aplicação e têm a capacidade de fazer com que seu cliente se apaixone pelo seu negócio e volte a comprar com você. Pensando nisso, Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias listou as principais dicas para garantir a fidelização do consumidor . Confira:

1) Nunca atrase a entrega

A escolha da forma de entrega faz total diferença na hora de montar a estratégia da sua loja virtual. Os Correios ainda são as melhores opções, pois existem tipos diferentes de serviço de entrega, que permitem o cliente fazer o rastreamento e acompanhar o momento da entrega. 

2) Dê algo a mais

O cliente que volta a comprar com você merece um "mimo" especial. Isso pode ser feito em forma de bônus, brinde, desconto ou clube de vantagens, por exemplo. No caso da Francisca Joias, é feita a escolha por entregar brindes aos clientes fiéis.

Leia também: Quer empreender? Veja cinco passos para planejar o início de sua empresa

3) Se relacione com o cliente

Depois que o cliente se cadastra e faz uma primeira compra, é importante contar com estratégias para manter o relacionamento com ele. Esta etapa é essencial, pois relacionamento é a chave para a fidelização e nada influencia mais em uma decisão de compra do que a indicação de um amigo. A sua empresa precisa se tornar o amigo confiável para vender mais.

4) Encante

Ter um negócio online é diferente de ter uma loja física. Você precisa achar um momento para mostrar ao cliente que se importa com ele. Para isso, é possível usar uma embalagem bem elaborada ou uma carta de agradecimento, por exemplo.

Leia também: Advogado orienta empresas sobre como recuperar créditos bancários perdidos

5) Atenção ao pós-atendimento

Procure sempre se colocar no lugar do seu cliente. Ele nunca teve um contato físico com você, mas confiou no seu site, no seu produto e fechou a compra. O mínimo que ele merece é um pós-atendimento impecável. Como você gosta de ser tratado quando busca por um atendimento? É isso que sua empresa deve fazer para o consumidor.