Crises econômicas como a vivida atualmente pelo Brasil sempre fazem os empregadores enxugarem as equipes, levando a quedas nas taxas de emprego. Ao mesmo tempo, porém, existem outros motivos que levam à falta de colocações no mercado de trabalho. É o que mostra a pesquisa da empresa de recrutamento executivo Korn Ferry. De acordo com o levantamento, muitas empresas não conseguem encontrar contratar pois os profissionais não têm qualificação para os cargos disponíveis.
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Com a participação de mil gestores da área de "aquisição de talentos" em 68 países, a pesquisa revelou que, no Brasil, 48% dos entrevistados aponta que está mais difícil encontrar a pessoa certa para um determinado cargo do que há cinco anos. Para a psicóloga especializada em orientação profissional da ProCarreira, Cristina Quadrado Frisina, a dificuldade está relacionada com diferentes expectativas entre empresas em relação aos profissionais em busca de um emprego .
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"O funcionário espera que o empregador ofereça um plano de carreira e de qualificação que o leve aos cargos de chefia em pouco tempo. O empregador, por sua vez, acredita que basta pagar o salário para exigir que o funcionário se adapte perfeitamente ao DNA da empresa, seja proativo e apresente os resultados esperados", observa. Pensando nas elevadas taxas de desemprego, a psicólogo separou algumas dicas que podem te ajudar a aumentar as chances de conseguir se posicionar no mercado de trabalho. Confira:
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Mantenha-se atualizado:
é importante ter domínio sobre a profissão, mas conhecer diferentes contextos econômicos, políticos e sociais pode aumentar sua capacidade de lidar com as mudanças constantes. Pensando nisso, busque aprender outros idiomas, culturar e formas de atuação profissional em diferentes países;
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Qualifique-se sempre:
o profissional moderno deve ser sempre um "eterno aprendiz", pronto para absorver experiências de seus colegas de profissão e desenvolver novas habilidades;
- Networking é essencial: manter-se próximo à sua rede de contatos, estabelecer um bom vínculo com clientes e enviar e-mails para pessoas que não vê nas últimas semanas pode ser uma boa estratégia para emplacar novos projetos. Quem não é visto, não é lembrado;
- Trace metas bem definidas: tenha sempre em mente quais são os seus planos para sua carreira. Seja protagonista de sua própria história e lembre-se que você é o principal responsável pelo seu futuro, não os outros;
- Avalie seu valor no mercado: mesmo que você já esteja no mercado de trabalho, é essencial avaliar sua posição na área profissional. Ter uma ideia exata de seu grau de empregabilidade lhe dará maior confiança para administrar sua carreira dentro ou fora da empresa.
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