Antes de começar uma rotina de estudos para concursos públicos é importante pensar bem e definir uma carreira
iStock
Antes de começar uma rotina de estudos para concursos públicos é importante pensar bem e definir uma carreira

Mesmo com as diversas polêmicas que os cercam, os concursos públicos continuam sendo opções viáveis para profissionais de diferentes áreas que almejam estabilidade financeira no mercado de trabalho. Porém, quando o assunto é a preparação para esses processos seletivos, conciliar a rotina com os estudos pode ser um obstáculo para a aprovação.

Leia também: Conheça as carreiras que têm boa remuneração, mas exigem inglês fluente

Com isso, o especialista em aprendizagem acelerada e criador do curso online Estratégias de Aprovação, que ensina técnicas para a aprovação em concursos e provas, Victor Ribeiro, listou algumas dicas para aqueles que vão prestar concursos públicos se organizarem e alcançarem bons resultados.

Defina a sua carreira

O especialista explica que para começar a estudar é necessário ter bem definida a carreira que o candidato deseja seguir. Assim, fica muito mais fácil se planejar por meio das exigências dos respectivos editais ou antes mesmo da divulgação dos mesmos. Com o grande leque de possibilidades, a escolha pode demandar tempo.

“Quando você define qual carreira quer seguir no concurso público, é mais fácil se preparar com antecedência e obter o resultado esperado. Por exemplo, se você decidiu seguir a carreira jurídica, irá se especializar nas disciplinas que essa profissão exige e poderá fazer qualquer concurso da área, como para o tribunal de contas ou defensoria pública”, explicou.

Crie um planejamento de estudos

Ter um guia de estudo é fundamental para orientar e organizar o conteúdo, podendo ele ser personalizado, com enfoque nas disciplinas que o edital pede. Outro fator importante é escolher uma fonte de estudos. Neste passo, Ribeiro destaca dois critérios importantes.

O primeiro é a identificação da melhor forma de estudo, seja ela vídeo aula, cursinho ou livros e apostilas. Entretanto, é importante analisar se esse método contém o conteúdo necessário para o processo seletivo escolhido.

Já o segundo é a definição de um cronograma para determinar a frequência que cada disciplina deve ser estudada, além de organizar as revisões, que segundo o especialista, farão toda a diferença na hora da prova.

Você viu?

Invista em sua gestão emocional

Apontado como o pilar mais importante da preparação do candidato, a gestão emocional é de extrema importância para manejar as expectativas na hora da avaliação.

“Costumo repetir um mantra: antes de fazê-la, a prova é a coisa mais importante, mas na hora, ela é só mais uma prova. Já vi pessoas passarem sem planejamento e tendo estudado pouco, mas sem gestão emocional acho bem difícil”, ressalta Victor.

 Leia também: Henrique Meirelles: "emprego começará a crescer no segundo semestre"

Maximize o seu aprendizado

Atualmente, conteúdos de qualidade vêm sendo elaborados e disponibilizados de diferentes maneiras, não sendo mais um diferencial.  O que pode fazer a diferença é a maximização do aprendizado. Ou seja, aprender e memorizar com calma e em tempo reduzido. Desse modo, será possível aprender muito em um terço do tempo de seus concorrentes.

Estudo x Rotina

Compensar o tempo limitado na semana estudando no final de semana pode ser uma alternativa para o candidato, assim como usar o tempo livre e de deslocamento para utilizar outros métodos de estudos mais dinâmicos, como, por exemplo, ouvir áudios de conteúdo ou de revisão dos materiais auxiliares para o aprendizado.

“A maioria dos candidatos não ousa atrasar 10 minutos para bater ponto no emprego do qual ele quer sair. Entretanto, consegue toda desculpa para não estudar para o emprego dos sonhos. São comprometidos com o que querem se livrar e relapsos com o que querem alcançar”, frisa Ribeiro.

Preparação

Por fim, o especialista em concursos públicos explica que na hora da aplicação da prova o que costuma desestabilizar o candidato é a sua própria mente, sendo de extrema importância se acalmar e se concentrar. “Nesse momento você precisa saber que fez por merecer. Não caia na armadilha de pensar que poderia ter estudado mais, pois nesse momento deve confiar e se conectar com todo o seu esforço”.

*Com edição de Flávia Denone

Leia também: FGTS inativo: quatro dicas para usar o dinheiro com sabedoria

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!