Devido ao crescimento no número de desempregados, muitas pessoas que se encontram nessa situação já projetam a realização do sonho de ter um negócio próprio, infelizmente, boa parcela dos que se arriscam nesse projeto encontram dificuldades, principalmente em relação aos gastos e falta de planejamento.
Leia também: Entenda por que adolescentes estão procurando o coaching para definir carreira
A abertura de um negócio é cercada de grandes dificuldades. Basta pensar em toda estrutura física necessária e já será possível constatar que os custos serão muito acima do que permite a realidade de grande parte das pessoas que estão iniciando um projeto. Fernando Bottura, diretor executivo da Gowork, listou caminhos que observou acertado nas empresas que observou nascer e crescer. Confira:
1) Aporte financeiro
Obviamente, uma empresa tem custos para funcionar. Estes gastos vão além do pagamento mensal do empreendedor. Os principais são as taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação.
Leia também: Veja métodos para melhor capacitar equipes formadas por jovens da geração Z
Você viu?
2) Planejamento
Ao abrir uma empresa, ser impulsivo só vai prejudicar. A recomendação é ter plano de negócio estabelecido, público alvo e estrutura necessária, é necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir. Também é importante pesquisar como está o mercado em que pretende atuar, para ver em qual nicho de público se encaixará.
3) Regularização
Atualemente, os empreendedores podem alinhar sua empresa dentro de diversos tipos de tributação como MEI, Eireli, Simples, Presumido ou Real. Sendo necessárias as análises com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros e pagando o menor valor possível de tributos.
Leia também: Carga tributária: saiba como reduzir legalmente os tributos da sua empresa
4) Reduções inteligentes
Buscar alternativas aos altos custos administrativos para o seu negócio deve ser prioridade. Custos como aluguel, recepcionista, material de escritório, energia e telefone eliminarão grande parte de seus lucros. Uma boa dica para quem está iniciando em uma área são os espaços de coworking, ou escritórios compartilhados, que permitem unificar todos esses gastos em um, muito menor que a soma de todos anteriores.