Tamanho do texto

Três voos foram cancelados e segundo relato de passageiros, a maioria teve de dormir no saguão do aeroporto, pois não tiveram assistência da empresa

Brasil Econômico

Passageiros de voo da companhia aérea Latam que partiria do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, com destino a Foz do Iguaçu na noite de quarta-feira (3) relataram que problemas técnicos e desinformação por parte da empresa aérea os fizeram dormir no saguão do aeroporto.

Leia também: Anvisa proíbe venda de hambúrguer de marca envolvida na Operação Carne Fraca

Latam: passageiros reclamam de descaso da empresa aérea após cancelamento de voos
arquivo/PAC
Latam: passageiros reclamam de descaso da empresa aérea após cancelamento de voos


O voo número JJ3357 tinha previsão de decolagem às 22h45 com destino a Foz do Iguaçu, porém os passageiros tiveram que desembarcar após a aeronave apresentar problemas e a Latam ter de fazer manutenção corretiva.

Os consumidores foram realocados em outra aeronave, durante a madrugada e após horas de espera e quando já estavam embarcados na aeronave foram informados que teriam de descer novamente do avião já que não havia tripulação para conduzir o avião.  Segundo relatos dos passageiros, eles foram informados que a tripulação da Latam não poderia ultrapassar as horas de trabalho estabelecidas por lei e que eles teriam de aguardar informações sobre como proceder após o segundo problema.

Após saírem da segunda aeronave, os clientes se irritaram ao tentar conseguir nos guichês da companhia aérea transporte e hospedagem, direito esse garantido em lei e de obrigação da empresa em casos de voos cancelados. Entretanto, apenas 10 conseguiram pernoitar em locais próximos ao aeroporto e o restante teve de dormir no saguão do aeroporto de Guarulhos. Muitos passageiros procuraram pelo posto de atendimento da Agência Nacional de Aviação (Anac) para prestar queixa contra a empresa aérea.

Leia também: McLanche Infeliz: cliente vai ao McDonald's e encontra parafuso como 'brinde'

Outros atrasos

Na mesma madrugada outros dois voos foram cancelados em Guarulhos, um com destino ao México e outro com destino à Espanha, ambos da Latam. Por meio de nota oficial enviada ao Brasil Econômico, a companhia aérea informou que não mediu esforços para atender todos os passageiros afetados com os voos cancelados. “A LATAM Airlines Brasil informa que, em virtude de uma manutenção corretiva, três voos com origem em São Paulo/Guarulhos, que seriam operados na noite de ontem (03/05), foram cancelados. A companhia reforça que não mediu esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros”.

A Latam informou ainda que todos os passageiros afetados pelos três cancelamentos já embarcaram com rumo aos destinos programados. “O voo JJ3557 (São Paulo/Guarulhos - Foz do Iguaçu), que partiria às 22h45, foi reprogramado sob o número JJ9000 e decolou às 9h44 de hoje (04/05). O voo JJ8064 (São Paulo/Guarulhos – Madri), que partiria às 22h50, foi reprogramado sob o número JJ9664 e decolou às 10h39 de hoje (04/05). O voo JJ8112 (São Paulo/Guarulhos – Cidade do México), que partiria às 23h25, foi reprogramado sob o número JJ9612 e decolou às 10h42 de hoje (04/05)”, informou o comunicado oficial.

Leia também: Filho de imigrantes parou no Brasil por acaso e hoje comanda três empresas