O quão grande vocês acham que o Instagram pode ser? Essa é a pergunta que o CEO e cofundador da rede social, Kevin Systrom, faz as seus colaboradores semanalmente. Em entrevista ao repórter Farhad Manjoo, do New York Times, o empresário afirmou que um dos motivos do sucesso da plataforma social é ter seus funcionários como influenciadores das decisões da empresa.
Leia também: Comemoração! Instagram soma 700 milhões de usuários ativos no mundo
Na última semana o Instagram celebrou ter atingido 700 milhões de usuários ativos na plataforma e agora, uma das preocupações de Systrom, é tornar a rede social mais eficiente e atrativa aos usuários do sistema operacional Android e de países em que a conexão de internet é menos eficaz, como a Ásia e a América do Sul, por exemplo.
Atualmente mais de 80% dos usuários da plataforma estão fora dos Estados Unidos e os problemas de infraestrutura desses locais faz com que a rede tenha que focar seus esforços em ser mais eficiente. A intenção é que os donos de smartphones com Android fora dos Estados Unidos funcionem de forma mais rápida, melhorando a experiência dos usuários.
Você viu?
Leia também: Futuro sem congestionamento de automóveis? Veja a nova ideia de Elon Musk
Crescimento
Para dar conta dessa responsabilidade, o empresário Kevin Systrom informou durante a entrevista que faz reuniões semanais com todos da equipe e ao invés de levantar os problemas que precisam de reparo, ele pede que os colaboradores cheguem com opções de soluções. A intenção dele, ao dar autonomia a sua equipe, a tornar a tomada de decisão mais rápida, assim como a execução dos projetos.
"Temos um documento onde listamos todas as decisões sobre produtos. Então, nós sentamos, analisamos e decidimos. Só trabalhamos com decisões nesta reunião", disse o empresário na entrevista que foi publicada no jornal norte-americano do dia 27 de abril.
Outro ponto abordado pelo repórter Farhad Manjoo foi sobre o crescimento de 100 milhões de Instagrammers de forma acelerada este ano, dado esse anunciado pela empresa na última semana do mês de abril. Hoje são 700 milhões de pessoas postando conteúdo na rede social que foi fundada em outubro de 2010.
Segundo o cofundador do Instagram o segredo do sucesso da última escalada foi a empresa ter “desamarrado” suas tomadas de decisões, o que melhorou a eficiência produtiva da empresa. “A principal razão da nossa escalada é que à medida que crescemos percebemos a necessidade de desamarrar a operação”, disse. A entrevista com Kevin Systrom pode ser lida na integra neste link.
Leia também: PlayStation 4 fica mais barato em abril e se torna mais procurado na internet