Big data preciso e atualizado pode ajudar a aumentar as vendas no comércio eletrônico
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Big data preciso e atualizado pode ajudar a aumentar as vendas no comércio eletrônico

O volume de dados estruturados e não-estruturados que causam impacto no dia a dia dos negócios, também conhecido como big data, é uma das tendências tecnológicas com mais expectativas de expansão. De acordo com projeção da Frost & Sullivan, o mercado de dados e analytics movimentou US$ 2,48 bilhões em 2016 na América Latina. O Brasil possui 46,8% de participação.

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Frequentemente utilizado em campanhas políticas e abordado em séries de TV pertencentes ao gênero sci-fi, o big data apresenta um alto potencial de análise, o que permite conhecer melhor o usuário.

Segundo pesquisas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é possível prever a orientação sexual, origem étnica, opinião política e religiosa, nível de inteligência e etc de uma pessoa com a análise de 100 curtidas nas redes sociais. Com 150 curtidas é possível conhecer a personalidade do usuário melhor do que o companheiro e em 250 curtidas, o algoritmo compreende a personalidade do usuário melhor do que ele próprio.

Frente às possibilidades geradas pela tendência, Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de meios de pagamento para e-commerce na América Latina, listou cinco maneiras de aproveitar os dados para vender mais no comércio eletrônico.

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1) Objetividade

Entregue ao cliente exatamente aquilo que ele deseja. Por meio do cruzamento de dados é possível descobrir esta informação antes mesmo que o consumidor saiba. A reunião de tecnologias que além do perfil de compra, tal como: tipos de produtos, frequência de compra, formas de pagamento preferidas e etc, também envolvam dados qualitativos como: comentários e curtidas nas redes sociais é ainda mais eficiente.

2) Conheça o concorrente

É indispensável ter uma visão geral do mercado e separada por segmento ao apresentar ofertas diferenciadas. Ao saber qual segmento é mais vendido ou mais procurado, por exemplo, é possível criar ofertas personalizadas por setor e ampliar o número de vendas.

3) Tempo real

Busque tecnologias que possam avaliar a situação das compras em tempo real e que estejam integradas com soluções que permitam ação imediata para solucionar possíveis problemas e converter em vendas. Por exemplo: identificar motivos de abandono do carrinho de compras e oferecer alternativas para que a compra seja concretizada. Se uma determinada bandeira de cartão de crédito ou banco é negada por problemas sistêmicos ou ausência de limite é possível apresentar ao consumidor outras formas de pagamento, fazendo com que a compra seja concluída.

4) Precisão dos dados

Os dados devem ser precisos e atualizados. Uma das características do método é o grande número de dados, mas a precisão também é um dos seus principais desafios. Utilize soluções que garantam esta precisão para ampliar a possibilidade de êxito nas ofertas.

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5) Acompanhamento diário

Se você fizer um bom acompanhamento do big data, maiores serão as chances de fazer uma análise altamente qualificada que permita ampliar o número de estratégias de acordo com cada perfil de público.

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