Segundo educador financeiro, segredo está simplesmente em não gastar mais do que ganha
shutterstock
Segundo educador financeiro, segredo está simplesmente em não gastar mais do que ganha

Muitas pessoas costumam proferir a frase “ganho pouco, por isso não consigo melhorar de vida”. Essa, porém, nem sempre é a resposta para os problemas financeiros. De acordo com o educador financeiro Thiago Nigro, a grande premissa é saber que a essência do problema não é o quanto você ganha, mas, sim, aquilo que você gasta. "As pessoas acham que a solução de todos os problemas é ganhar mais e não é bem assim”, avalia.

Leia também: Mercado informal é saída para profissionais que estão desempregados

Segundo o educador financeiro  muitas pessoas ainda não aprenderam a regra básica, que é simplesmente gastar menos do que ganha. Seja para ser socialmente aceito ou bem visto pelos colegas e familiares, muitas pessoas acabam entrando em parcelamentos e, em grande parte dos casos, se endividando.

O problema, de acordo com Nigro, não é só exclusivo das pessoas menos endinheiradas. Muitos famosos, cantores e artistas que fizeram fortuna, quebraram por não saber administrar bem a renda e não ter o pé no chão. O especilista enumerou as questões que geralmente acontecem com as pessoas para que elas se percam no caminho da administração da própria renda. Confira:

Você viu?

Leia também: A empresa pode acessar e-mails e dispositivos dos funcionários?

1) Você ganha pouco e quer comprar coisas que não pode;
2) Você começa a ganhar mais e quer tirar o atraso, comprando coisas que você nunca comprou antes, mas sempre teve vontade;
3) Você começa a sentir o que é ter poder e compra cada vez mais. Você gasta praticamente tudo o que ganha, e mal sobra para o final do mês;
4) Você tem uma diminuição de renda, ou perde sua renda, mas não quer mudar o seu estilo de vida.
5) Você tem uma vida medíocre, começa a reclamar dela, e acha que o problema é você ganhar pouco, acredita que os outros estão errados e você está certo.

Leia também: Errou a declaração do Imposto de Renda? Especialista ensina a retificar

Para o educador financeiro, se uma pessoa tem um salário baixo e acredita que isso seja o fator responsável por seus problemas financeiros, ela deve repensar sobre o assunto. “Claro que eu não sou hipócrita e sei que um incremento de renda ajuda. Mas não adianta ter um incremento de renda sem conhecimento, pois aí você vai se dar mal”, finaliza.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários