Brasil Econômico

De acordo com a pesquisa “Carreira dos Sonhos” desenvolvida pelo Grupo DMRH em parceria com a Nextview People, 47% dos profissionais brasileiros têm vontade de ter uma experiência de negócios no exterior. Outro dado que se refere à viagem a trabalho diz que a oportunidade de imersão em culturas diferentes está presente em 77% dos jovens recém-formados, e em 55% dos gerentes plenos.

Leia também: Receita Federal alerta sobre irregularidades na contribuição previdenciária

Viagem a trabalho:
José Cruz/Agência Brasil
Viagem a trabalho: "Ter uma bagagem de mão com itens essenciais é sempre uma boa escolha", recomendam os profissionais

Embora a viagem a trabalho possa ser prazerosa para muitas pessoas, pode existir certa dificuldade em conciliar esse acontecimento com a vida familiar e social. A gerente de segurança de plantas e processos do Brasil, na multinacional Bayer, Jordana Farias, avalia que uma conversa com o cônjuge é essencial para que não haja desentendimentos entre as partes e que tudo ocorra conforme o planejado.

 “Eu tenho um filho de sete anos e um marido que também precisa viajar a trabalho, porque é jogador de vôlei. Sendo assim, precisamos sempre organizar nossos horários.  Conversar em família é a primeira atitude que as pessoas que iniciam uma rotina de viagem corporativa devem tomar”, afirma Jordana em depoimento.

Cumprimentos

Conhecer como as pessoas daquele país se cumprimentam é essencial para garantir uma relação social saudável. A característica “calorosa” bem marcante do brasileiro, até mesmo na hora de se cumprimentar, com beijos no rosto se contrapõe com a da Alemanha, por exemplo, onde é preferível apenas estender a mão, para apresentação ou cumprimentos de chegada e despedida.

Double check em horários de voos

Embora o conselho seja metódico e exigente de disciplina, o coordenador de produção na Bayer, Pablo Belmont, avisa que essa avaliação de rotas e documentos podem evitar situações constrangedoras na hora de embarcar.

O engenheiro de produção relembra que na primeira oportunidade de viagem internacional a negócio para um workshop na Guatemala não se deu conta que precisava chegar com grande antecedência ao aeroporto. “Rapidamente liguei para o meu gestor. Ele orientou que devia conferir um telefone de emergência no bilhete de voo. Felizmente, consegui reagendar meu voo para que pudesse chegar a tempo ao workshop”, relata Belmont sobre a experiência que o ensinou muito.  

Comunicação

Atualmente Pablo mora no México com sua família.  Ele ressalta que após a sua experiência na Guatemala, aprendeu a se expressar melhor e a pedir, com mais frequência, um feedback de trabalho para a equipe. Diante disso, ele avalia que a experiência é a prova de que a comunicação é uma das principais chaves para impulsionar a carreira.  

Leia também: Motivação: especialista dá três dicas para manter um propósito no trabalho

Cultura e leis locais

O México é caracterizado por ser um país com forte religiosidade e que deve ser compreendida por todos. “Nas fábricas mexicanas existem imagens da santa padroeira do país, a Virgem de Guardalupe. E isso é algo que tem que ser respeitado”.

Você viu?

Coordenador de qualidade da Animal Health no Parque Industrial de Belford Roxo, Helio Isidoro, em breve passará uma temporada nos EUA, onde desenvolverá um projeto estratégico na Bayer. Com isso, ele conta que além de praticar muito o idioma local também tem pesquisado a fundo sobre os hábitos e costumes do país, visto que entende como algo de extrema importância.

Confira abaixo algumas dicas dos profissionais da Bayer - empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana, animal e agricultura - apresentados para ter uma viagem corporativa tranquila e proveitosa.

Bagagem de mão

Ter uma bagagem de mão com itens essenciais é sempre uma boa escolha, ainda mais quando se trata de viagens com longos períodos de horas, com maior possibilidade de extravio de bagagem. Incluir nessa mala itens básicos, como por exemplo, uma troca de roupa para dormir, uma para trabalhar, um par de sapatos e roupas íntimas, além de produtos para higiene pessoal - com menos de 100 ml.

É importante também ter nesse pequeno compartimento as ferramentas de trabalho, como o notebook e os documentos necessários para a reunião/encontro/apresentação em questão. Vale ressaltar que o viajante deve se atentar aos tamanhos e pesos da bagagem, que variam de acordo com o trecho e a companhia aérea.

Organização

Como vimos, chegar ao aeroporto com antecedência é essencial para evitar transtornos e potenciais atrasos. Em voos domésticos é recomendável chegar uma hora e meia antes do embarque, já em viagens internacionais, o ideal é se apresentar cerca de três horas antes.

Ter em mãos uma pasta com vouchers de hotel, aluguel de carro, itinerário de voo, telefone dos contatos de quem irá recebê-lo, endereço dos estabelecimentos e telefone da empresa responsável por requisitar as passagens em caso de necessidade de mudança (CWT), também pode trazer mais segurança ao profissional, além de ser um ótimo recurso para resolver possíveis imprevistos.

Antes do embarque é recomendável elaborar uma lista com os documentos pessoais a serem levados para a viagem, como passaporte - com vistos em dia, carteira de motorista, seguro viagem e cartão corporativo.

Checar com atenção se há obrigatoriedade de vacinas para o lugar aonde vai é tão importante quanto se informar a respeito dos costumes e cultura, assim como os objetos permitidos e proibidos no país.

Antes de pegar as bagagens e partir, é importante deixar um aviso de ausência temporária no e-mail, desta forma as pessoas saberão - via mensagem automática - que o acesso ficará por algum tempo limitado, e que as respostas serão dadas apenas quando for possível.

Clima

Verificar sempre antes de viajar a meteorologia do lugar é imprescindível não só para selecionar vestimentas e produtos a serem aproveitados, como também para evitar surpresas ruins relacionadas ao descuido com o clima. Vale ressaltar, que quando a viagem for extensa, deve-se considerar uma mudança brusca de temperatura. Ou seja, se a previsão for de calor durante a viagem a trabalho, levar nas bagagens uma blusa de manga comprida é uma ótima opção.

Leia também: Da área têxtil ao churrasco profissional: como o hobbie de Lee virou trabalho

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários