Veja os erros que os PMEs devem evitar para não prejudicar a gestão de compras

Tratar todos os processos da mesma maneira é um dos erros que devem ser evitados; confira a lista completa e evite problemas na gestão da empresa

É preciso entender que cada categoria é diferente para evitar problemas de gestão
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É preciso entender que cada categoria é diferente para evitar problemas de gestão

A área de gestão de compras pode proporcionar benefícios para todos os setores de uma PME se for bem administrada. No entanto, para que essa otimização possa ser alcançada, é preciso ficar atento e evitar alguns erros que comprometam todo o planejamento e prejudicar os resultados.

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Pensando nisso, Carlos Campos, Sócio Diretor da Nimbi, empresa especializada em soluções para a cadeia de suprimentos, aponta quatro erros que devem ser evitados para não causar problemas na gestão de negócios. Confira:

1) Tratar os processos da mesma forma

É preciso entender que cada categoria é diferente para ser estratégico e ter uma melhor performance nas negociações. O primeiro a se fazer é uma categorização, definindo itens de matéria-prima e os itens indiretos, como materiais de escritório, ferramentas, produtos para limpeza, entre outras coisas. Depois, para cada uma das categorias será adotada uma estratégia diferente. A relação com um fornecedor de um item estratégico para a empresa requer maior atenção e cuidado na negociação. Entenda o impacto do produto para o negócio e a complexidade do mercado – se há outros fornecedores do mesmo material.

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2) Não dar atenção ao TCO

Evite negociar um produto levando em conta apenas o seu preço. Ao realizar uma compra, o gestor deve considerar todos os custos envolvidos na operação, como frete e futuras manutenções. O TCO é um indicador de extrema importância, pois analisa todos os custos de uma empresa tem para manter ou adquirir certos tipos de ativos.

3) Não fazer processo de investigação dos fornecedores

É indispensável fazer uma investigação completa sobre os fornecedores, pois sua qualidade gera impacto direto sobre o sucesso das operações. Essa também é uma forma de maximizar as vantagens e minimizar riscos como má qualidade de produtos, dificuldades burocráticas, origem duvidosa e até mesmo fraudes. Avalie a confiabilidade do fornecedor utilizando a qualidade, origem e reputação como indicadores. Sempre há o risco de que os produtos sejam de precedência incerta, ou de que são produzidos de forma irregular, por meio de trabalho escravo ou infantil.

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4) Não investir na qualificação de um profissional de compras

Ter o conhecimento adequado para realizar as operações de compra é essencial. Existem diversas técnicas de negociação, balizamento de preços e gestão que um gestor deve dominar. Muitas empresas de menor porte costumam atribuir essa função para um colaborador de outra área, como alguém da área administrativa por exemplo.