Setor de beleza está entre os que mais investem em plataformas de autoatendimento
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Setor de beleza está entre os que mais investem em plataformas de autoatendimento

O smartphone se tornou um item indispensável para a grande maioria das pessoas nos dias de hoje. Por permitir uma série de facilidades em relação à compras, por exemplo, os dispositivos móvais fazem com o comportamento em relação ao consumo passe por algumas alterações, como o crescimento do autoatendimento.

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De acordo com um estudo feito pela Gartner, empresa que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção dos clientes, 85% dos atendimentos serão realizados por meio dos canais virtuais até 2020. Por conta disso, muitas empresas estão investindo em aplicativos e plataformas com a função de otimizar o atendimento com os clientes. Veja quais são as áreas que mais investem em aplicativos e plataformas de autoatendimento :

Saúde

Por si só, o hospital não costuma ser um lugar muito agradável de estar. Além disso, na maioria das vezes, essa experiência se torna ainda mais cansativa e estressante se nos depararmos com uma fila de atendimento extensa com horas de espera.

Pensando em facilitar esse processo, foi criado o aplicativo SOSPS-Pronto Socorro, que monitora o tempo de espera de mais de 30 hospitais privados da Grande São Paulo. Ou seja, por meio da geolocalização, o app mapeia o trânsito da região, calcula o tempo de deslocamento do paciente até cada hospital, e dessa forma ele consegue estipular o tempo aproximado para o primeiro atendimento (a primeira interação médico e paciente) em hospitais mais próximos ou distantes, ajudando todas as partes envolvidas.

Restaurantes

Hoje em dia, já é possível ir a um restaurante e não precisar aguardar o garçom para fazer o pedido, ou até mesmo não enfrentar filas para pedir no balcão. Atualmente, existem aplicativos pensados para facilitar a vida dos consumidores, como o VocêQpad, que proporciona rapidez no atendimento, visualização total do menu e oferece dois tipos de serviços, o de mesa ou balcão.

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Quando o cliente está em um estabelecimento que oferece serviço de mesa, ele pode abrir o aplicativo, que lê o QR Code posicionado na mesa, permitindo a visualização do cardápio completo e enviando as escolhas diretamente para a cozinha.

No caso da opção de serviço de balcão, mais comum às praças de alimentação, a ferramenta permite que o consumidor escolha o que deseja antes mesmo de chegar ao estabelecimento, agilizando a preparação do prato e a senha é enviada automaticamente após a realização do pagamento. Em ambos os serviços, o pagamento pode ser feito diretamente pelo app, por meio de um Vale Refeição, cartão de crédito ou Paypal.

Itens básicos

Buscando trazer mais praticidade e agilidade, surgiram plataformas que facilitam a compra de itens básicos, como a Supermercado Now. O principal objetivo da marca é facilitar a aquisição de bens recorrentes. As compras são feitas pelos shoppers, profissionais especializados, que selecionam os produtos de melhor qualidade, à gosto do cliente, e enviam para o endereço indicado em até duas horas ou em um horário agendado.

Assim, o consumidor tem a certeza de uma compra de qualidade, ágil, com facilidade na forma de pagamento por meio de cartão de crédito, e isso tudo sem precisar sair de casa. Adequado para diversos perfis, como pessoas com crianças pequenas, idosos, famílias estrangeiras e executivos, que não têm tanta disponibilidade de tempo para ir pessoalmente ao supermercado.

Beleza

Um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo é o da beleza. Por isso, foram desenvolvidos alguns aplicativos para a área. Para otimizar e facilitar na hora de localizar e agendar algum serviço de beleza e estética, por exemplo, existe o Vaniday. Por meio da plataforma, é possível buscar serviços por localização, comparar preços e visualizar avaliações deixadas por outros clientes sobre os espaços, além de ter acesso a todos os horários e profissionais disponíveis.

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Além de gratuita, a ferramenta de autoatendimento oferece o Programa de Fidelidade Vaniday, que permite que os clientes recebam de volta 10% do valor de cada agendamento como crédito para seus próximos serviços, e duas formas de pagamento, que são o cartão de crédito via aplicativo ou direto no estabelecimento.

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