Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
shutterstock
Wappa usou tecnologia planejada para vale-refeições e teve sucesso no setor de corridas de táxi corporativo

Começar um negócio é um desafio muito grande. Por isso, é difícil para o empreendedor dar o braço a torcer e reconhecer quando o sucesso não está sendo alcançado. No entanto, este reconhecimento é esencial para que ele consiga recalcular a rota e se dar bem no mundo nos negócios.

Leia também: Veja oito dicas que te ajudarão a potencializar negócios em 2017

Ao longo de sua carreira, o empreendedor deve ter feeling para identificar falhas na estratégia e reajustar o planejamento para ter sucesso . É preciso parar, olhar novamente e avaliar as variáveis fundamentais para o desenvolvimento do negócio, porém com rapidez e agilidade. A essa mudança de rota o mercado dá o nome de pivotagem.

Dentro do contexto tecnológico dos dias atuais, o termo significa, na prática, manter a base do negócio criado inicialmente, mas buscar alternativas que possibilitem resultados diferentes e mais eficientes. A pivotagem pode ser essencial para transformar uma iniciativa interessante, porém malsucedida, em um negócio de relevância. É olhar para o mercado, avaliar concorrentes e clientes, sendo capaz de detectar novas oportunidades de crescimento e coloca-las em prática. 

Leia também: Saiba como reverter a imagem negativa após golpes pelo WhatsApp

O caso Wappa

A Wappa é uma empresa que pode servir como exemplo de sucesso da pivotagem. Ela nasceu com a proposta de oferecer a empresas o pagamento de vale-refeição de funcionários via SMS ou WAP (antigo navegador para celulares, que caiu em desuso após o surgimento dos smartphones).

Esta ideia foi recebida muito bem pelos potenciais clientes, até que surgiu um problema operacional: a tecnologia da empresa estava muito à frente da realidade do mercado. Quando este problema foi detectado, a gestão decidiu aplicar esta tecnologia em outro segmento, o de corridas de táxi corporativo.

Leia também: Pensando em empreender? Confira as dicas para ter uma marca bem-sucedida

Até então, o pagamento desse serviço era feito à base de papel e gerava um prejuízo grande às empresas, pelo simples motivo de que era muito difícil de ser gerenciado e controlado. Assim, foi criada uma plataforma que possibilita o gerenciamento desses custos de forma prática e digitalizada. Hoje, a Wappa alcançou o sucesso e se tornou líder no segmento corporativo com esse tipo de serviço.  

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários