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Que o Instagram é uma das redes sociais de maior acesso no mundo isso não é novidade para ninguém. Mas será que as empresas sabem como aproveitar todo esse potencial em favor dos negócios? Aparentemente muitos players já se renderam as campanhas de marketing e publicidade pelo canal, entretanto nem todos sabem criar estratégias capazes de converter o usuário da rede social em cliente.
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Segundo Lucas Burza, sócio - fundador e diretor de conteúdo da empresa especializada em marketing digital – Agência Linka, desde 2015 o Instagram permite que anúncios sejam criados em sua plataforma. E de lá para cá, a rede social de fotos e mais recentemente de vídeos, tem aproximado consumidores das marcas por meio de conteúdos aspiracionais.
![Instagram: Instagram:](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bb/zr/lh/bbzrlhry7pd1iu10bf1anfa3v.jpg)
“Um dado muito interessante de janeiro deste ano diz que dois em cada cinco brasileiros já fizeram uma compra inspirados no Instagram, ou seja, devemos atribuir o devido peso ao canal”, explicou o empresário. Para Burza, o conteúdo a ser explorado nesse canal deve inspirar o consumidor. “O Instagram é uma plataforma inspiradora com conteúdo rico e aspiracional. Portanto, partir desse conceito para criar peças (campanhas) patrocinadas é a melhor prática a ser empregada”.
Tendência
A rede social, que foi comprada pelo Facebook em 2012 pela bagatela de US$ 1 bilhão, tem os mesmos princípios ou regras para anúncios, porém deve ser explorada de forma distinta pelo empresário. “É bom saber que apesar de pertencer ao Facebook, a finalidade entre os canais têm diferenças”, explicou o especialista ao que completou: “Imaginando a jornada do consumidor, o Instagram está mais para as etapas de topo de funil, como reconhecimento e consideração ligados à marca, do que ligadas às finais como conversão”.
Burza refere-se a uma técnica de marketing de conteúdo chamada de inbound marketing. Topo do funil refere-se a consumidores que estão em busca de inspiração para sua jornada de compra, logo atraí-los nesse momento aumenta as chances deles escolherem a sua marca para fazer a compra. O especialista da Agência Linka afirmou que uma estratégia que tem sido assertiva em ações no Insta é usar o alcance dos influenciadores digitais, neste caso, dos instagramers.
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Com milhares de seguidores, a publicidade nesses canais é capaz de retornos substanciosos aos empresários. “Outra alternativa é usar influenciadores da rede em prol da marca. Como qualquer ação nesse modelo, é muito importante ter em mente que o conteúdo criado deverá ser autêntico e condizer com a marca, influenciador, canal e principalmente público-alvo. A escolha de um influenciador para endossar sua ação, independente do canal, tem que ser adequada com a estratégia de comunicação e deve levar em conta quem é o público dele, afinal serão eles os impactados pela mensagem”, orienta Burza.
Para finalizar, Lucas Burza listou cinco dicas para quem pretende explorar o recurso Stories, do Instagram, para alavancar as vendas; veja:
1) Play with time
Como o stories é 24 horas, são ideiais para vendas com tempo limitado.
2) Play with promos
Promover promoções e hashtags;
3) Tutorial
Ensinar o consumidor com um passo a passo de alguma coisa;
4) Discovery
Trazer teasers sobre conteúdos/produtos;
5) Behind the scenes
Trazer experiências exclusivas.
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