A Páscoa está chegando e, com ela, a tradição de trocar ovos de chocolate. Com o difícil momento financeiro do Brasil, no entanto, muitas pessoas procuram economizar ao máximo na hora de comprar os doces para presentear alguém.
Leia também: Cerca de 14 mil postos de trabalho temporários serão oferecidos na Páscoa
Visto que, neste ano, os ovos de Páscoa estão em média 3,4% mais caros do que em 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Reinaldo Domingos, o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), listou algumas dicas para quem deseja aproveitar a data sem deixar de economizar . Confira:
1) Compare preços
Veja quanto custa uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa, ambos da mesma marca, avaliando a quantidade de produto que vem em cada um. A diferença, dependendo do caso, pode superar 400%, o que é uma quantia significativa até mesmo na compra de apenas uma unidade, quanto mais na compra de vários.
2) Atribua prioridades
Mesmo que você queira presentear a todas as pessoas que gosta, dê prioridade aos mais próximos e que dão mais valor aos doces – afinal, não são todos que se importam. O acúmulo de chocolates pode gerar desperdício, não apenas de dinheiro, mas também de alimentos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação a data.
Leia também: Hong Kong decide retirar carnes brasileiras de suas prateleiras
Você viu?
3) Não compre por impulso
Comprar sem fazer uma avaliação adequada pode levar ao comprometimento das finanças, portanto reflita sobre a importância de comprar algo caro, perecível e que representa apenas uma única data do ano. Caso a intenção seja comprar e presentar toda a família, procure ser consciente e buscar alternativas mais econômicas.
4) Troque as grandes marcas
Avalie a possibilidade de substituir os ovos de marca por caseiros, que também possuem boa qualidade e não carregam o “status” da marca, que tanto encarece o produto. Muitas pessoas se dedicam à produção de chocolates caseiros na Páscoa, portanto aproveite a oportunidade para economizar e valorizar o trabalho de seus conhecidos.
5) Não deixe de negociar
Sempre é válido negociar, mesmo quando você deseja comprar itens de marcas específicas tendo dinheiro para isso e faespecialmente se for pagar à vista e comprar em grandes quantidades. Pesquise preços em diversos estabelecimentos, opte pelo que oferecer menores valores e melhores condições de pagamento e peça desconto.
Leia também: Conheça ações que impulsionam negócios nas periferias
6) Seja simples
Também existe a possibilidade de fazer algo coletivo para economizar, como, por exemplo, uma cesta com chocolates para pessoas que moram na mesma casa. É importante lembrar que chocolate em demasia não faz bem para a saúde, portanto evite o consumo exacerbado.