Brasil Econômico

Presidente da Petrobras aponta  multas por descumprimento da política de conteúdo local como contribuinte para a desaceleração da competitividade em leilões nacionais
iStock
Presidente da Petrobras aponta multas por descumprimento da política de conteúdo local como contribuinte para a desaceleração da competitividade em leilões nacionais

O presidente da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, Pedro Parente, anunciou nesta quarta-feira (22) que as mudanças na política de conteúdo local, que começarão a valer a partir da 14ª rodada de leilões da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) devem ser comemoradas, uma vez que estimulam a competitividade do setor.

Leia também: Petrobras deve retomar em breve processo de venda de ativos da BR Distribuidora

"O projeto de exploração e produção, na dimensão e complexidade que temos hoje no Brasil, exigem da nossa indústria maior integração com as cadeias locais de valor. A revisão da regra de conteúdo local para a 14ª rodada deve, sim, ser comemorada", disse o presidente da Petrobras .

Parente ainda afirmou que se não houver um ambiente atrativo de negócios no Brasil, a riqueza não explorada continuará como riqueza em potencial. “Pior do que uma política de conteúdo local ruim e que gera contratos para o País, é uma situação de não haver contrato nenhum. Aquela que poderia ser e jamais foi, porque não se soube estabelecer as regras adequadas”.

Mudanças

Ao fazer a defesa das mudanças propostas pela norma, o presidente da empresa de capital aberto explicou que multas por descumprimento da política de conteúdo local estavam entre os principais contribuintes para a desaceleração da competitividade em leilões nacionais.

Você viu?

Leia também: Petrobras vende áreas do pré-sal para companhia francesa por US$ 2,2 bilhões

"A apuração de conteúdo local, quando confrontada com a capacidade da indústria, tornou-se uma fábrica de multas. Somos a favor de uma política de conteúdo local que seja inteligente, incentive parcerias, inovação, produção com qualidade e com custos e prazos adequados. A política de conteúdo local inteligente premia em vez de punir, é regressiva em vez de progressiva e emancipa a indústria nacional em vez de fazê-la viciada em reservas de mercado que são insustentáveis através do tempo", ressaltou Parente.

Vale lembrar que em fevereiro, o governo anunciou a redução dos índices de conteúdo local no setor de petróleo e gás, já que os valores foram considerados ruins na avaliação de representantes da indústria. Já o percentual de conteúdo local das plataformas caiu de 65% para 25%.

Na abertura do seminário do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Parente explicou que o novo percentual de conteúdo local não significa que a Petrobras se limitará as contratações determinadas pela legislação. Além disso, resgatou resultados positivos que a empresa obteve no último trimestre de 2016, afirmando estrar orgulhoso, porém ciente de que ainda tem dívidas e demandas para cumprir.

*Com informações da Agência da Brasil

Leia também: Petrobras segue com perspectiva negativa no mercado, aponta Fitch

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!